Aos candidatos no vestibular 2020 da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) que pretender pedir a isenção da taxa de inscrição de R$ 90,00, terão o prazo até a próxima segunda-feira (14). As inscrições para o vestibular vão até dia 24 de janeiro de 2021e são feitas através do site da Fapec.

No vestibular 2021, a instituição vai ofertar 50% das vagas por meio do vestibular e 50% por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), valendo dos últimos cinco anos. São ofertadas 1.101 vagas, em 54 cursos de presenciais distribuídas em 14 Unidades no estado.

Os candidatos que tem direito a isenção, de acordo com lei estadual, são os estudantes oriundo de escolas públicas. É preciso comprovar por meio de documentação oficial que o candidato concluiu os estudos ou que está em período de conclusão da Educação Básica em escola pública. Já na inscrição, é obrigatório anexar o documento em formato PDF, com até 2 MB, comprovando o direito isenção.

O documento necessário para comprovar é a declaração de conclusão do Ensino Médio em escola pública. Para quem ainda não terminou o Ensino Médio, deve encaminhar uma declaração de que está finalizando os estudos em escola pública no ano letivo de 2020. É importante que o documento seja oficial e emitido pela escola do candidato para que seja validado.

Passo a passo para pedir isenção

  1. Acessar o site www.fapec.org/concursos;
  2. Selecionar o link “Inscrições”;
  3. Clicar no Vestibular – UEMS 2021;
  4. Optar pelo curso desejado;
  5. Preencher a ficha de inscrição;
  6. Indicar a categoria de inscrição para a qual vai concorrer: concorrente de graduação ou treineiro;
  7. Indicar a modalidade de concorrência da vaga: ampla concorrência ou vagas reservadas (somente para os candidatos que se inscreverem na categoria concorrente de graduação);
  8. Indicar a língua estrangeira: inglês ou espanhol;
  9. Optar pelo município onde deseja realizar a prova: , Aquidauana, Campo Grande, , Corumbá, Coxim, Dourados, , Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três lagoas;
  10. Assinalar a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição para “SIM”;
  11. Anexar (formato PDF, com até 2 MB) a documentação comprobatória do direito à isenção da taxa de inscrição (declaração de conclusão do Ensino Médio em escola pública);
  12. Solicitar ou não o atendimento diferenciado;
  13. Concordar com as normas do Processo Seletivo Vestibular – UEMS 2021;
  14. Confirmar os dados

Todas as solicitações serão julgadas e analisadas pela e divulgadas por meio de edital específico publicado no dia 21 de dezembro, conforme explicado no Edital de Inscrição.