Para garantir a aposentadoria, evitar fraudes e pagamentos indevidos, os aposentados comparecem anualmente nas agências bancárias para realizar a ‘prova de vida’, mas neste ano, o projeto experimental do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), permitirá que o procedimento seja feito sem sair de casa. A prova de vida digital será realizada por 4,8 mil aposentados em Mato Grosso do Sul.

Conforme a assessoria do INSS em MS, não são todos os aposentados que foram escolhidos para participar do projeto, que ainda está em fase experimental. Inicialmente serão apenas 500 mil pessoas no país escolhidas para testagem do sistema. Deste total, apenas 4,8 mil segurados do estado deverão participar.

INSS: 4,8 mil aposentados farão prova de vida por 'selfie' em MS
A prova de vida digital será feita por selfie em aplicativo | Foto: Divulgação

Para os selecionados será enviado uma mensagem pelo ‘Meu INSS’ com o informativo. Seguindo os requisitos lá descrito, o segurado precisará ter acesso ao aplicativo para a captação das imagens do rosto do usuário, como uma ‘selfie’, para fazer uma espécie de biometria facial.

Ainda de acordo com o INSS, serão selecionados os segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor para usarem a base de dados do Denatran e TSE.

Por se um projeto-piloto serão feitos testes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado posteriormente para todos os beneficiários. Expectativa é que serviço esteja disponível para todos os beneficiários ainda neste ano.

Prova de vida por ‘selfie’

A prova de vida digital por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, será feito por meio do aplicativo do “Meu INSS” (para Android e iOS) e da plataforma “Meu gov.br” (também para Android e iOS). Através da plataforma, será indicado se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS. 

É importante destacar que, como se trata de um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os aposentados escolhidos e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

Prova de vida

Suspensa de março até setembro deste ano devido às normas relacionadas à pandemia, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.