Pular para o conteúdo
Cotidiano

INSS: 4,8 mil aposentados farão prova de vida por ‘selfie’ em MS

Para garantir a aposentadoria, evitar fraudes e pagamentos indevidos, os aposentados comparecem anualmente nas agências bancárias para realizar a ‘prova de vida’, mas neste ano, o projeto experimental do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), permitirá que o procedimento seja feito sem sair de casa. A prova de vida digital será realizada por 4,8 mil […]
Arquivo -

Para garantir a aposentadoria, evitar fraudes e pagamentos indevidos, os aposentados comparecem anualmente nas agências bancárias para realizar a ‘prova de vida’, mas neste ano, o projeto experimental do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), permitirá que o procedimento seja feito sem sair de casa. A prova de vida digital será realizada por 4,8 mil aposentados em Mato Grosso do Sul.

Conforme a assessoria do INSS em MS, não são todos os aposentados que foram escolhidos para participar do projeto, que ainda está em fase experimental. Inicialmente serão apenas 500 mil pessoas no país escolhidas para testagem do sistema. Deste total, apenas 4,8 mil segurados do estado deverão participar.

INSS: 4,8 mil aposentados farão prova de vida por 'selfie' em MS
A prova de vida digital será feita por selfie em aplicativo | Foto: Divulgação

Para os selecionados será enviado uma mensagem pelo ‘Meu INSS’ com o informativo. Seguindo os requisitos lá descrito, o segurado precisará ter acesso ao aplicativo para a captação das imagens do rosto do usuário, como uma ‘selfie’, para fazer uma espécie de biometria facial.

Ainda de acordo com o INSS, serão selecionados os segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor para usarem a base de dados do Denatran e TSE.

Por se um projeto-piloto serão feitos testes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado posteriormente para todos os beneficiários. Expectativa é que serviço esteja disponível para todos os beneficiários ainda neste ano.

Prova de vida por ‘selfie’

A prova de vida digital por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, será feito por meio do aplicativo do “Meu INSS” (para Android e iOS) e da plataforma “Meu gov.br” (também para Android e iOS). Através da plataforma, será indicado se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS. 

É importante destacar que, como se trata de um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os aposentados escolhidos e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

Prova de vida

Suspensa de março até setembro deste ano devido às normas relacionadas à pandemia, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sanesul lançou licitação com abertura para 17 de setembro. (Divulgação)

Nova Alvorada do Sul parcela conta d’água, não paga, e dívida chega a R$ 8,6 milhões

Motociclista morre ao ser atingida por caminhão boiadeiro durante conversão no nova Lima

Está por dentro da programação? Confira a agenda deste 26 de agosto em Campo Grande

Você viu a Catarina e o Paçoca? Cachorrinhos desapareceram e donos estão em desespero

Notícias mais lidas agora

Motociclista morre ao ser atingida por caminhão boiadeiro durante conversão no nova Lima

‘Não tem nada para fazer em Campo Grande?’: um vídeo pode mudar o que você pensa da cidade

Marcha para Jesus reuniu fiéis em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

Marcha para Jesus terá grandes nomes da música gospel no aniversário de Campo Grande; confira

Nova Campo Grande é região que viu população mais que dobrar em 10 anos na capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Cemed está com agendamento aberto para exames e consultas com especialistas na Capital

Centro de Especialidades Médicas da Uniderp tem mais de 10 especialidades e tanto os exames quanto as consultas podem ser gratuitos, se encaminhados pelo SUS

Brasil

Valdemar diz que ‘se Tarcísio for candidato a presidente, irá para o PL’

Presidente do PL fez declaração durante evento realizado na zona sul de São Paulo nesta segunda-feira (25)

Brasil

Trama golpista: Moraes abre prazo para alegações finais de kids pretos

Réus respondem por crimes como golpe de Estado e organização criminosa

Polícia

‘Som estridente’: dono se recusa a fechar bar e cliente leva tiro ao avançar na polícia no Nova Lima

Clientes avançaram na equipe da PM após o dono do bar ser detido