O Instituto Federal de convocou nesta terça-feira, 28, os estudantes sorteados para realização do teste de nivelamento para as turmas de idiomas em andamento nos dez campi.

Foram convocados 664 candidatos, número igual a três vezes a quantidade de vagas ofertadas para turmas em andamento, conforme pré-sorteio realizado na última quarta-feira, 22.

A previsão é que o teste de nivelamento seja aplicado no sábado, 15 de fevereiro, no campus para o qual o candidato se inscreveu, nos horários e locais indicados no edital de convocação.

Serão 42 questões de múltipla escolha, sendo 30 que abordam gramática e vocabulário, e 12 de compreensão auditiva (Inglês e Espanhol) e compreensão visual (Libras).

definição do nível que o candidato está apto a ingressar será feita conforme pontuação especificada nos itens 7.6.3 (Espanhol e Inglês) e 7.7.3 (Libras) do edital de abertura.

Resultado – A previsão é que seja publicado no dia 18 de fevereiro. No dia seguinte, será realizado um sorteio eletrônico para classificar os candidatos que fizeram o teste de nivelamento.

A convocação em primeira chamada dos aprovados no nivelamento e sorteados dentro do número de será divulgada no dia 21 de fevereiro, com matrículas nos dias 27 e 28. As aulas terão início no dia 2 de março.

cronograma das turmas em andamento foi alterado em virtude da quantidade registrada de inscritos.

Turmas iniciantes – O sorteio de dos candidatos para as turmas iniciantes será nesta quarta-feira, 29, conforme cronograma previsto.

A classificação final do processo seletivo e divulgação da primeira chamada estão previstas para 4 de fevereiro, com matrícula entre os dias 5 e 7. As aulas têm início no dia 10.

Cenid – Os cursos de idiomas oferecidos pelo IFMS conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional. O certificado tem validade nacional e atesta o conhecimento no nível concluído.

Ofertados em duas etapas, com três semestres cada um, os cursos se destinam a estudantes, servidores do IFMS e comunidade externa, tendo a finalidade de fomentar o processo de internacionalização da instituição.

Para este primeiro semestre, foram abertas 700 vagas nos dez campi.