O prefeito de detalhou nesta terça-feira (5) em uma transmissão ao vivo enquanto concedia entrevista à imprensa local, que a idosa de 70 anos infectada com a Covid-19 pode também estar com . Se confirmado, esta seria a primeira vez que há relato sobre ocorrência de duas infecções virais epidêmicas em um paciente em MS.

A reportagem apurou paralelamente que a deu entrada numa unidade de saúde com suspeita de dengue no sábado (2). Um teste rápido acusou IgG positivo, mas o IgM deu negativo, o que coloca o caso como inconclusivo, com necessidade de reexame. O exame para H1N1, que também foi realizado, resultou negativo, mas foi constatado o diagnóstico positivo de Covid-19.

Segundo o prefeito, Antonio Thiago, a idosa recebeu visitas de parentes na última sexta-feira (1º) , em uma comemoração de aniversário. Com isso, 21 pessoas estão em isolamento domiciliar devido ao contato confirmado e um genro da idosa está internado com sintomas, ainda aguardando resultado do exame. Segundo o prefeito, a probabilidade é grande do resultado ser positivo, devido à existência de contato com caso confirmado.

“A vida continua, eu sei disso, mas vamos evitar fazer as festas e aglomerações. Mais importante que comemorar um aniversário, o mais importante é comemorar a vida. É estarmos vivos. Volto a dizer, vamos nos resguardar e tomar cuidado”, declarou o prefeito. “Infelizmente a Covid-19 chegou na nossa cidade e a gente espera que não tenhamos nenhum óbito e que aqueles que contraírem e apresentarem a doença, consigam se curar”, disse.

Treinamento

Durante as próximas quinta (7), sexta (8) e sábado (9), uma equipe de Campo Grande realizará treinamento dos profissionais de saúde e, também, motoristas e equipes de limpeza, devido à constatação que as infecções são maiores entre profissionais de saúde.

O prefeito descartou que o fechamento compulsório do comércio deva ocorrer a partir do primeiro caso confirmado. Ele também considerou que não deve permitir a realização de cultos religiosos e reforçou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.

“Com esse novo caso, vamos deixar como estar, não vamos mexer”, pontuou. Ele também afirmou que não descarta intervenção policial em caso de desrespeito aos decretos municipais que estipularam e proibição de aglomerações.