Pular para o conteúdo
Cotidiano

IBGE: Pantanal perdeu 1,6% de área natural em 18 anos, mas é o bioma mais preservado do país

Em evidência este ano devido aos incêndios, o Pantanal é o bioma brasileiro que menos perdeu área natural do pais, indica pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento analisou dados de 2000 e 2018 para comparar as mudanças na vegetação nativa. Considerado uma das maiores extensões úmidas […]
Arquivo -

Em evidência este ano devido aos incêndios, o é o bioma brasileiro que menos perdeu área natural do pais, indica pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O levantamento analisou dados de 2000 e 2018 para comparar as mudanças na vegetação nativa. Considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, o Pantanal perdeu 2,1 mil quilômetros quadrados no período, que corresponde a 1,6% do total.

Em 2018, 87,5% de seu território tinha cobertura natural (vegetações florestal e campestre e área úmida), e a maioria (59,9%) das alterações verificadas, a partir de 2010, corresponde a conversões para pastagem com manejo sobre áreas naturais campestres.

Pantanal
Mapa do Pantanal brasileiro

Cerrado perdeu área equivalente ao Acre

O Brasil perdeu 152 mil quilômetros quadrados do em 18 anos, área equivalente ao estado do Acre. O bioma cobre boa parte de , com exceção do Pantanal e da região sul, onde predomina a Mata Atlântica.

Conforme o IBGE, a característica das perdas de área natural do cerrado entre os anos de 2000 e 2018 é que o verde está sendo substituído pela agricultura, principalmente na região de Mato Grosso do Sul, “que possui alta capacidade de investimento dos atores envolvidos, bem como aptidão agrícola do solo”.

Na região nordeste de MS, a principal substituição verificada no período foi da vegetação nativa para a silvicultura, que é o cultivo de florestas através do manejo agrícola, afim de produzir madeiras e outros derivados.

Cerrado
Cerrado é o bioma predominante em MS

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 0 recebem parcela de julho nesta quinta-feira

Receita paga penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira

EUA prorrogam parte de isenções à China

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, se encontrará com Xi e Putin em desfile militar na China

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Com infecção sinusal, George Clooney cancela compromissos no Festival de Veneza

Últimas Notícias

Polícia

Justiça decreta prisão preventiva de homem que fabricava maconha líquida em MS

O processo de fabricação envolvia a extração dos componentes da maconha com álcool

Famosos

Estão juntos? Ana Castela quebra silêncio após suposto ‘flagra’ com Zé Felipe em Barretos

Ana Castela abriu o jogo após rumores apontarem um ‘flagra’ de um encontro entre ela e Zé Felipe nos bastidores da Festa do Peão de Barretos

Transparência

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

BBCA abandonou projeto bilionário e, agora, cobra devolução de ISSQN pago antecipadamente ao município

Trânsito

Motociclista suspeito de atropelar idoso se apresenta à polícia e sai livre em Nova Andradina

Autor tem passagem por tentativa de homicídio em Taquarussu