Pular para o conteúdo
Cotidiano

Há 15 dias, distanciamento social em MS está abaixo de 50%; número de casos de coronavírus avança

A franca evolução dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul acontece em proporção semelhante à queda no isolamento social no Estado, medido pela consultoria In Loco. Na quinta-feira (14), quando atingiu a marca de 452 pacientes com a doença, a taxa de reclusão dos sul-mato-grossenses às suas casas foi de apenas […]
Arquivo -

A franca evolução dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul acontece em proporção semelhante à queda no isolamento social no Estado, medido pela consultoria In Loco. Na quinta-feira (14), quando atingiu a marca de 452 pacientes com a doença, a taxa de reclusão dos sul-mato-grossenses às suas casas foi de apenas 37,9%, a terceira pior do país –à frente apenas do (37,5%) e Goiás (37,2%).

Nesta sexta-feira (15), o Estado contabilizou mais 27 casos de coronavírus, atingindo 479 no total. A doença já matou 14 pessoas. Há mais de 15 dias, os percentuais de isolamento do Estado não chegam a 50% da população.

A queda no isolamento, contudo, não é exclusividade do Estado: conforme a In Loco, que faz o monitoramento em todo o Brasil, a adesão à técnica de prevenção –até aqui a mais eficaz para conter o alastramento da Covid-19– vem se tornando cada vez menor.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a queda no isolamento e o aumento dos casos estão conectados. A flexibilização das medidas de isolamento adotadas por diversas prefeituras no início de abril, poucas semanas depois do surgimento dos primeiros casos em março, é tida como fator que favoreceu o espalhamento da Covid-19. Com a abertura gradual do comércio, menos pessoas passaram a ficar em casa, fosse para retornarem ao trabalho ou para consumirem.

Em média, o Estado tem registrado 20 novos casos por dia. Em abril, esse número começou em 6 e se aproximou do fim do mês em 12.

Mais e menos

Paranhos –que nesta sexta-feira teve seu primeiro caso de coronavírus confirmado– teve a maior taxa de distanciamento do Estado na quinta-feira, com 63,6% da população ficando em casa. Esta é também a única cidade que ficou acima de 60%, índice considerado eficaz para conter o avanço da doença.

Guia Lopes da Laguna, onde o surto iniciado na semana passada já resultou em 61 contaminados (o terceiro maior contingente de Mato Grosso do Sul) aparece na sequência, com 53,9% da população aderindo ao distanciamento. A taxa impressiona porque a cidade está em lockdown, com o fechamento obrigatório de todas as atividades não-essenciais e patrulhamento noturno para impedir que as pessoas saiam de casa.

Taquarussu (53,8%), (53,6%) e Juti (52,8%) fecham a lista das cinco que mais seguiram a orientação.

Na outra ponta, porém, Angélica teve taxa de distanciamento de 29,5%. Pedro Gomes (30,2%), Anaurilândia (31,1%), (31,4%) e Fátima do Sul (31,7%) fecham a lista das cinco com menor adesão –em média, é como se, a cada 10 moradores de cada uma dessas cidades, apenas 3 ficassem em casa e 7 estivessem nas ruas.

Já em Campo Grande a taxa de isolamento foi de 37,1%. O Universitário foi o bairro de pior adesão, com 20% –2 pessoas em casa para 8 nas ruas. Tiradentes (23,8%), Tarumã (24,2%), e (25% cada) também tiveram baixo isolamento, conforme a assessoria do Governo do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bangladesh

Avião militar cai em campus escolar e mata 19 pessoas na capital de Bangladesh

Julgamento de medidas cautelares a Bolsonaro termina nesta segunda-feira com voto de Fux

Assassino que matou ex-amante de mulher no Coophavila tinha sido preso por tráfico de drogas

Bolsonaro conta com eleição de senadores para tentar impeachment de Moraes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

1932 – Revolução constitucionalista: circula a primeira edição do Diário Oficial do governo revolucionário de Mato Grosso

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é socorrida com traumatismo na coluna em estado grave após ser encontrada ao lado de motocicleta

Mulher veio trazida de ambulância de Ponta Porã

Emprego e Concurso

Está na lista? SAS convoca entrevistador social, supervisor e visitador

Os aprovados devem comparecer na sede da SAS na próxima terça-feira (22)

Transparência

Empresa vai asfaltar MS-380 por R$ 62,5 milhões em Ponta Porã

Recursos são do BNDS (Banco Nacional do Desenvolvimento), por isso constam no DOU

Emprego e Concurso

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande terminam nesta segunda-feira

As vagas são para cargos de nível superior, médio e alfabetizado e todas as funções destinam-se a cadastro reserva