Pular para o conteúdo
Cotidiano

Há 15 dias, distanciamento social em MS está abaixo de 50%; número de casos de coronavírus avança

A franca evolução dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul acontece em proporção semelhante à queda no isolamento social no Estado, medido pela consultoria In Loco. Na quinta-feira (14), quando atingiu a marca de 452 pacientes com a doença, a taxa de reclusão dos sul-mato-grossenses às suas casas foi de apenas […]
Arquivo -

A franca evolução dos casos do novo (Covid-19) em Mato Grosso do Sul acontece em proporção semelhante à queda no no Estado, medido pela consultoria In Loco. Na quinta-feira (14), quando atingiu a marca de 452 pacientes com a doença, a taxa de reclusão dos sul-mato-grossenses às suas casas foi de apenas 37,9%, a terceira pior do país –à frente apenas do Tocantins (37,5%) e (37,2%).

Nesta sexta-feira (15), o Estado contabilizou mais 27 casos de coronavírus, atingindo 479 no total. A doença já matou 14 pessoas. Há mais de 15 dias, os percentuais de isolamento do Estado não chegam a 50% da população.

A queda no isolamento, contudo, não é exclusividade do Estado: conforme a In Loco, que faz o monitoramento em todo o Brasil, a adesão à técnica de prevenção –até aqui a mais eficaz para conter o alastramento da Covid-19– vem se tornando cada vez menor.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a queda no isolamento e o aumento dos casos estão conectados. A flexibilização das medidas de isolamento adotadas por diversas prefeituras no início de abril, poucas semanas depois do surgimento dos primeiros casos em março, é tida como fator que favoreceu o espalhamento da Covid-19. Com a abertura gradual do comércio, menos pessoas passaram a ficar em casa, fosse para retornarem ao trabalho ou para consumirem.

Em média, o Estado tem registrado 20 novos casos por dia. Em abril, esse número começou em 6 e se aproximou do fim do mês em 12.

Mais e menos

Paranhos –que nesta sexta-feira teve seu primeiro caso de coronavírus confirmado– teve a maior taxa de distanciamento do Estado na quinta-feira, com 63,6% da população ficando em casa. Esta é também a única cidade que ficou acima de 60%, índice considerado eficaz para conter o avanço da doença.

Guia Lopes da Laguna, onde o surto iniciado na semana passada já resultou em 61 contaminados (o terceiro maior contingente de Mato Grosso do Sul) aparece na sequência, com 53,9% da população aderindo ao distanciamento. A taxa impressiona porque a cidade está em lockdown, com o fechamento obrigatório de todas as atividades não-essenciais e patrulhamento noturno para impedir que as pessoas saiam de casa.

Taquarussu (53,8%), (53,6%) e Juti (52,8%) fecham a lista das cinco que mais seguiram a orientação.

Na outra ponta, porém, Angélica teve taxa de distanciamento de 29,5%. Pedro Gomes (30,2%), Anaurilândia (31,1%), Sete Quedas (31,4%) e Fátima do Sul (31,7%) fecham a lista das cinco com menor adesão –em média, é como se, a cada 10 moradores de cada uma dessas cidades, apenas 3 ficassem em casa e 7 estivessem nas ruas.

Já em a taxa de isolamento foi de 37,1%. O Universitário foi o bairro de pior adesão, com 20% –2 pessoas em casa para 8 nas ruas. Tiradentes (23,8%), Tarumã (24,2%), Vila Nasser e Portal Caiobá (25% cada) também tiveram baixo isolamento, conforme a assessoria do Governo do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Saiba tudo sobre novo exame de Papanicolau do SUS que detecta vírus HPV precocemente

Após ficar em coma, Maidê Mahl mostra rotina em clínica de reabilitação; confira

Forro de banheiro da Santa Casa despenca durante banho de paciente

Contratação temporária e dispensa de licitação: O que foi liberado na emergência da saúde

Notícias mais lidas agora

Prefeitura decreta situação de emergência na saúde e UPAs serão usadas para internação em Campo Grande

Após decreto de emergência, vacina contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

VÍDEO: Perseguição a caminhonete na Gunter Hans acaba em acidente em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Em meio a emergência na saúde, Campo Grande tem 206 pessoas a espera de leito em hospital

Neste sábado (26), Sesau contabiliza 48 crianças e 158 adultos a espera de transferência para um leito hospitalar

Transparência

Após dar ‘balão’ no Gaeco, Frescura diz que esconder celular não atrapalhou investigação

Empresário teria escondido em bunker celular que nunca foi apreendido nas investigações

Polícia

Crime de maus-tratos a animais em Mato Grosso do Sul supera 600 denúncias em 2024

As vítimas não são apenas cães e gatos, mas também outros animais

Brasil

Fraude no INSS: Governo começa ressarcimento a beneficiários em maio

Governo orienta a não acessar links enviados por e-mail ou rede social