Pular para o conteúdo
Cotidiano

Guia Lopes da Laguna segue entre as 20 cidades brasileiras com maior incidência de coronavírus

Incidência na cidade de 10 mil habitantes chegou a 2.405,3 em 2 de junho, data em que a Dataglass divulgou comparativo no país
Arquivo -

Guia Lopes da Laguna –a 236 km de Campo Grande– é a 16ª cidade brasileira em incidência do novo coronavírus (Covid-19), mesmo depois da redução do ritmo de contágio entre sua população na comparação com o que ocorreu ao longo de maio.

Os dados são da consultoria Dataglass, que os tabulou a partir de informações levantadas junto ao Ministério da Saúde até 2 de junho. Embora Guia Lopes ainda seja a terceira cidade do Estado em volume de casos, viu a curva de cotágio da doença desacelerar nos últimos dias.

Até 2 de junho, a cidade contabilizada 238 casos para uma população pouco superior a 10 mil habitantes, gerando uma taxa de 2.405,3 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. O percentual é o 16º do país, colocando-a como a única cidade do Estado a figurar na lista dos 100 maiores índices. Embora o percentual já tenha sido mais elevado, e o total diário de infectados venha caindo, ainda mostra que a Covid-19 ainda está presente entre a comunidade.

Douradina, com taxa de 1.046,8 –foram 62 casos entre os cerca de 6 mil habitantes no fechamento do comparativo– apareceu na 104ª posição nacional.

A taxa de incidência mostra um raio-x da penetração da doença em um grupo fechado de moradores. Grosso modo, diz quantas pessoas a cada grupo de 100 mil teriam a doença, diante da presença do coronavírus entre sua população. Não por acaso, as 10 cidades com os maiores números são de pequeno porte (nenhuma tem mais de 60 mil habitantes) e registraram grande número de doentes.

A líder é Serra do Navio, no Amapá, com 239 casos entre os 5,3 mil habitantes, gerando taxa de 4.429,2; sedo seguida por Japurá (AM), com 2.755 moradores, 118 doentes e taxa de 4.283,1. A terceira posição é de São Gabriel da Cachoeira (AM), com 45,5 mil habitantes, 1.864 casos confirmados e taxa de 4.090,9.

Campo Grande lidera entre as capitais na baixa incidência e menor número de casos

O levantamento do Dataglass também apontou Campo Grande como a capital brasileira com menos casos confirmados e de óbitos por 100 mil habitantes, bem como a incidência mais baixa.

Com 351 casos e 8 mortes até a elaboração desta reportagem, a cidade ficava bem atrás de (SP, 61.166 casos), (RJ, 31.204), (CE, 21.104), (AM, 18.293) e (PE, 15.565) no volume de infectados pela Covid-19.

A taxa de incidência em Campo Grande no fechamento do estudo era de 35,4 por 100 mil moradores, a menor do país. Macapá (AP) marcou 1.041,9 por 100 mil; frente aos 1.029,4 de Rio Branco (AC), 945,8 de Fortaleza (CE) e os 838,1 de São Luís (MA).

Quanto aos óbitos por 100 mil habitantes, a taxa de Campo Grande foi de 0,8. Belém (PA) cravou 80,4; frente aos 78,1 de Fortaleza e os 66,7 de Recife.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão