Municípios de que fazem fronteira internacional foram considerados pelo governo estadual com alto risco sanitário devido a , conforme decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (11).

O decreto classifica os municípios considerados de risco sanitário e os situados em região de fronteira internacional, pois leva em consideração a necessidade de fortalecer a gestão zoossanitária local. 

Com o decreto, é preciso que o Estado promova articulações para contribuir com estruturas de ações de vigilância e fiscalização em fronteiras, em consonância com as diretrizes do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa), no Plano Estratégico 2017-2026, atualização 2019, do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Os municípios são os seguintes: Antônio João; Aral Moreira; Bela Vista; Caracol; Coronel Sapucaia; Corumbá; Japorã; Ladário; Mundo Novo; Paranhos; Ponta Porã;  Porto Murtinho e Sete Quedas. 

O decreto foi assinado pelo governador (PSDB) e pelo titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck e entra em vigor a partir de 10 de março.