Galinhas atacam escorpiões, mas podem virar problema para moradores
Com o grande número de casos de escorpiões dentro das casas e quintais, algumas dicas populares acabam se propagando pelas redes sociais, como por exemplo o uso de galinhas para controle dessas infestações. Mesmo sendo predadores naturais desses aracnídeos, essas aves podem gerar novos problemas para quem resolve criá-las em casa. Outros predadores de escorpiões […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o grande número de casos de escorpiões dentro das casas e quintais, algumas dicas populares acabam se propagando pelas redes sociais, como por exemplo o uso de galinhas para controle dessas infestações. Mesmo sendo predadores naturais desses aracnídeos, essas aves podem gerar novos problemas para quem resolve criá-las em casa.
Outros predadores de escorpiões são macacos, quatis, corujas, sapos e até mesmo lagartos. Mas o animal que está se tornando viral em recomendações na internet são as galinhas.
Segundo a pesquisadora de escorpiões do gênero Tityus — que mais causam acidentes — Mila Fernandes, já é possível ver o uso dessas aves nos ambientes urbanos, mas essa prática pode ser prejudicial à saúde do homem. “Deve-se ter cuidado, pois podem trazer riscos de contaminações de algumas doenças”, alerta.
Além do apontamento da pesquisadora, o artigo 70 da Lei Complementar nº 148 de 2009 (município de Campo Grande) proíbe a criação de qualquer animal da espécie galinácea em zona urbana de Campo Grande. Independente da quantidade, pessoas que possuem esse tipo de animal no quintal estão sujeitas à notificação e apreensão dos bichos.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) faz visitas técnicas em locais que foram denunciados e dão orientações aos proprietários da residência. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone (67) 3313 – 5000, de segunda à sexta-feira.
Mas afinal, como lidar com os escorpiões?
A pesquisadora Mila Fernandes ressalta que o método mais eficaz e recomendado para prevenção de escorpiões é a limpeza e manutenção da própria casa. “Para diminuir o risco de acidentes, tanto para animais domésticos e para as pessoas, devem sempre manter os quintais e jardins limpos, sem entulhos ou acúmulos de folhas”, explica.
Para maior segurança de quem realiza a limpeza da casa, Mila recomenda que “sempre usem luvas grossas e sapatos fechados”. Além disso a pesquisadora também relembra medidas já conhecidas pela população, como “manter os ralos vedados, os ambientes domésticos limpos para diminuir a disponibilidade de alimentos e esconderijos para esse aracnídeo”.
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.