Pular para o conteúdo
Cotidiano

Funtrab suspende atendimento por 15 dias e orienta trabalhadores a usarem serviços online

Após recomendar que os trabalhadores de Campo Grande ficassem em casa e evitassem ir pessoalmente na agência, a Funtrab (Fundação do Trabalho), suspendeu os atendimentos ao cidadão nesta segunda-feira (23). A agência recomendou que os trabalhadores usem os serviços digitais durante a quarentena em prevenção contra o Covid-19, o novo coronavírus. A medida é de […]
Arquivo -
(Saul Schramm
(Saul Schramm

Após recomendar que os trabalhadores de ficassem em casa e evitassem ir pessoalmente na agência, a (Fundação do Trabalho), suspendeu os atendimentos ao cidadão nesta segunda-feira (23). A agência recomendou que os trabalhadores usem os serviços digitais durante a quarentena em prevenção contra o Covid-19, o novo coronavírus.

A medida é de acordo com o Decreto Estadual nº 15.395, de 19 de março de 2020, autoriza-se a partir de 23 de março de 2020, a adoção do Regime Excepcional de Teletrabalho por todos os servidores da Administração Pública Direta e Indireta do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com nota da Funtrab, o intuito da orientação é diminuir a aglomeração de pessoas e tempo de permanência em locais públicos. Por tanto, quem precisar verificar de emprego, emitir carteira de trabalho digital e precisar de informações sobre o seguro-desemprego, pode acessar através da internet.

Confira:

Vagas de emprego – Na primeira vez, é necessário comparecer na Funtrab (ou em uma das Casas do Trabalhador). Acesse o passo-a-passo para obter mais informações no ‘Emprega ‘, clicando aqui. Para você que já se cadastrou na Rede SINE do Ministério do Trabalho e  baixou o aplicativo, terá acesso a diversos serviços do SINE.

Pesquise e concorra a vagas de emprego. Através do aplicativo você poderá, a qualquer momento, pesquisar e concorrer a vagas de emprego disponibilizadas no sistema SINE. Todas as informações a sua mão, fácil e sem complicação. Não se esqueça de que para consultar vagas de emprego é necessário ter o seu currículo cadastrado/atualizado na Funtrab ou nas Casa do Trabalhador no interior do Estado.

Carteira de Trabalho Digital – Basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do Ministério do Trabalho, clicando aqui. E quem já tem cadastro no sistema, aqui, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

Seguro-Desemprego – Baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim que receber a documentação, 7 dias após a dispensa para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador pode acessar o Portal Emprega Brasil, clicando aqui, e clicar em “Quero me cadastrar”, basta ir em “Já tenho um cadastro” e informar a senha de acesso.

Quem ainda não é registrado deve digitar dados pessoais, como CPF, nome e telefone, e responder a algumas perguntas sobre a vida laboral e previdenciária.

Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

Se a solicitação online for concedida automaticamente, informará a emissão das parcelas acontece em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer à Funtrab (ou Casa do Trabalhador) e levar os todos os documentos recebidos pela empresa empregadora incluindo os três últimos holerites, documentos pessoais, Carteira de Trabalho. Caso a Carteira for virtual(digital)basta declarar no ato do atendimento.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Caio deve ser interrogado na próxima audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte

Estética

Biólogos podem fazer procedimentos estéticos não invasivos, define CFBio; médicos contestam

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Foto: Marcos Ermínio | Midiamax

Detran alerta sobre erro em guias de licenciamento 2025 de veículos com placa final 3

Últimas Notícias

Polícia

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

O idoso foi atingido por dois disparos

Cotidiano

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Profissionais da saúde se somam aos técnicos de educação, que organizam paralisação na próxima quinta-feira (15). Serviços podem ser interrompidos temporariamente

Brasil

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Previsões é que a região sul tenha mais temporais causados pela frente fria

Mundo

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Foi a primeira vez que a Ucrânia deflagrou um esquema de espionagem da Hungria