Nesta quinta-feira (09), órgãos públicos estaduais de e municipais de possuem ponto facultativo. A medida foi tomada devido ao feriado nacional do dia 10 de abril, que diz respeito às comemorações da Paixão de Cristo.

Aos servidores públicos estaduais, o ponto facultativo foi publicado por meio de decreto no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (03). Segundo a publicação, a decisão também está relacionada ao enfrentamento da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. O decreto foi assinado pelo governador do estado Reinaldo Azambuja ().

Já no município de Campo Grande, o decreto foi assinado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD). Na publicação do dia 02 de abril, em edição extra do , fica declarado ponto facultativo nas repartições públicas do município durante a quinta-feira (09).

Os dois decretos não se aplicam às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população, como por exemplo na área da Saúde. Alguns serviços, como o plantão judiciário do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) funcionarão por meio de aplicativos e ligações telefônicas.