Pular para o conteúdo
Cotidiano

Festival de Cinema Universitário realiza oficinas, debate e exibe 38 curtas

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro será realizada a 2ª edição do Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul, com oficinas, debate e exibição de 38 curtas-metragens nacionais. “O festival surge com o objetivo de fortalecer a cultura cinematográfica de Mato Grosso do Sul. É uma oportunidade para que […]
Arquivo -

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro será realizada a 2ª edição do Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul, com oficinas, debate e exibição de 38 curtas-metragens nacionais.

“O festival surge com o objetivo de fortalecer a cultura cinematográfica de Mato Grosso do Sul. É uma oportunidade para que a comunidade sul-mato-grossense possa acompanhar um festival de cinema cuja programação oferece um panorama da produção de curtas-metragens realizados no país nos últimos dois anos. Além disso, vamos oferecer duas oficinas com profissionais de reconhecida contribuição ao campo do cinema e das artes visuais”, conta o professor Rodrigo Sombra, um dos curadores do evento.

Por conta da pandemia de Covid-19, esta edição precisou ser totalmente on-line. “Encaramos essa adaptação ao virtual como uma oportunidade de fazer um festival de alcance nacional, com exibições e oficinas que possam ser acompanhadas por gente de todo o país”, comenta Rodrigo.

Acesse desver.com.br para conferir a programação gratuita e aberta a todos que se interessam por cinema. Apenas as oficinas possuem público-alvo definido – são destinadas a , cineastas e pessoas ligadas à produção audiovisual – e requerem inscrição, também feita pelo site do festival.

Em 2020, a programação foi para além das produções universitárias e possui uma gama , porém ampla, de curtas-metragens brasileiros incluídos no Panorama Curtas Nacionais 2019-2020, na Mostra de Cinema Universitário, na Curadoria Estudantil, nas curadorias Desver o arquivo e na Mostra ASCURI de Cinema Indígena.

Oficinas

Ver é uma Fábula – ministrada pelo artista e cineasta Cao Guimarães, “Ver é uma Fábula” irá refletir sobre processos criativos no limiar entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, Cao tem suas obras em coleções prestigiadas nos museus Tate Modern (), MoMA e Guggenheim (Estados Unidos), e na Fondation Cartier (França).

2021: como produzir cinema agora – ministrada por Thiago Macêdo Correia, a oficina discutirá as atuais possibilidades para a produção audiovisual no . Thiago é membro da Filmes de Plástico, importante produtora mineira cujo os filmes já foram exibidos em alguns dos principais festivais do mundo, como Cannes, Rotterdam e Locarno.

Duas mostras em homenagem a Cao e a Filmes de Plástico serão apresentadas ao longo do evento.O Desver integra a programação da sexta edição do Festival Mais Cultura, que inicia na próxima semana e tem o objetivo de levar arte e cultura para a comunidade interna e externa à UFMS. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
imposto de renda

A uma semana do fim do prazo, um terço dos brasileiros não declarou IR

Motorista tenta fugir mas é preso com mais de uma tonelada de maconha em Sidrolândia

enem

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Corrupção no TCE-MS: Justiça mantém ação que cobra R$ 19,3 milhões de Waldir Neves e Cícero

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

Justiça suspende ato de Riedel e derruba nomeação de Carlos Alberto de Assis na Agems

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1905 – Telégrafo chega a Porto Murtinho

É oficialmente entregue à população em 24 de maio de 1905, a estação telegráfica de Porto Murtinho. O major Rondon, chefe do serviço de extensão da rede, conforme ele mesmo conta em seu diário, deu, as 9 horas, “começo às transmissões de meus telegramas de comunicação da inauguração. Cedo apareceu Porto Murtinho, sendo este o … Continued

Charge

Caça aos ratos

Polícia

Corpo encontrado carbonizado em MS é de torcedor colombiano

Ele veio ao Brasil, acompanhado de mais três amigos para assistir o jogo do clube

Polícia

Mulher mata homem com facada no peito em praça de Dourados

Após o crime, ela fugiu e foi presa posteriormente pela Polícia Militar