Pular para o conteúdo
Cotidiano

Feiras livres continuarão com distância de barracas e sem aglomeração, informa prefeitura

As tradicionais feiras ao ar livre de Campo Grande também mudarão a rotina a partir de hoje (19) para evitar aglomeração. A medida foi adotada após o decreto 14.178 da Prefeitura Municipal para evitar a pandemia do contágio do novo coronavírus (Covid-19). Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que os feirantes deverão […]
Arquivo -
(Foto: Ilustrativa
(Foto: Ilustrativa

As tradicionais feiras ao ar livre de também mudarão a rotina a partir de hoje (19) para evitar aglomeração. A medida foi adotada após o decreto 14.178 da Prefeitura Municipal para evitar a pandemia do contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que os feirantes deverão seguir todas dadas nas recomendações dispostas no decreto, onde orienta uma distância mínimo das barracas e dos próprios comerciantes, reforçar a limpeza e higienização das superfícies que o cliente tem contato. As feiras não serão suspensas, porém, o comerciante pode aderir a quarentena voluntária.

Na tarde de ontem (18) o prefeito (PSD) decretou situação de emergência na cidade após a confirmação de 7 casos positivos para a doença. A orientação é evitar aglomeração em locais com mais de 100 pessoas. Confira a lista de proibições para combater o vírus clicando aqui.

Prevenção é o caminhoFeiras livres continuarão com distância de barracas e sem aglomeração, informa prefeitura
A prevenção ao coronavírus é simples, e serve também para a maioria dos vírus que são transmissíveis por gotículas de saliva e por contato, como a influenza. O primeiro passo é higienizar as mãos regularmente com água e sabão.
Não é preciso fazer força. Basta esfregar gentilmente as mãos com sabonete ou sabão. Não esqueça a região entre os dedos e unhas, até a altura do pulso, por cerca de 20 segundos. Depois, seque bem com papel descartável. Se não houver água e sabonete, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Também é recomendado higienizar as mãos com álcool em gel após tocar em superfícies compartilhadas, como corrimãos, maçanetas, barra de ônibus, dentre outros.
Outro hábito a ser incorporado na rotina é evitar, com as mãos sujas, toques no rosto e em áreas de mucosa, como olhos, nariz e boca. Ao espirrar e tossir, deve-se usar a parte interna do cotovelo para evitar a dispersão de micro-organismos no ambiente, e limpar o rosto com um lenço descartável, que deve ser colocado imediatamente no lixo.
As máscaras são indicadas a qualquer pessoa que manifeste sintomas gripais, como tosse, espirros e coriza, independente de ser ou não coronavírus, pois os itens ajudam a evitar a dispersão de gotículas de saliva. Porém, elas não têm eficácia de evitar a infecção.
Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.
Por fim, a limpeza de ambientes e superfícies pode ser feita com facilidade usando-se produtos comuns de limpeza, como álcool 70%, água sanitária e desinfetantes em geral.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi interrupção

Com interrupção, oitiva do diretor-presidente da Agetran começa tumultuada na CPI do Consórcio

eldorado

Disputa de R$ 15 bilhões em MS chega ao fim após acordo entre J&F e Paper Excellence

Corumbá inicia castração gratuita de cães e gatos

eleição candidata candidato interior cobra tre-ms administrativos Justiça Eleitoral de MS inicia feriadão nesta quinta-feira (Jornal Midiamax, Arquivo)

Após eleição suplementar, TRE-MS julga contas do PT de Paranhos como não prestadas

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Anta sobrevivente de incêndio no Pantanal tem foto premiada em concurso internacional

Últimas Notícias

Transparência

Contra pedido de liberdade, MP diz que Frescura insistiu em corrupção mesmo investigado

Ueverton da Silva Macedo é apontado como um dos principais operadores de corrupção chefiado por Claudinho Serra (PSDB) em Sidrolândia

Polícia

Polícia encontra cova e continua buscas por corpo em mata no Parque dos Laranjais

Segunda denúncia recebida pela polícia diz que corpo foi jogado na Cachoeira do 'Inferninho'

MidiaMAIS

Diagnosticado com TEA, professor formado na UFMS lança livro de crônicas sobre autismo

Lançamento acontece na próxima segunda-feira (19), na Casa de Cultura, em Campo Grande

Cotidiano

MS recebe Caravana das Juventudes para capacitar jovens e aprovar plano nacional

Evento celebra 20 anos de políticas públicas aos jovens