Pular para o conteúdo
Cotidiano

ExposedCG: promotoria pede atenção a relatos de abuso e violência contra mulher em Campo Grande

Nesta semana, a hastag #exposedCG ganhou repercussão na rede social Twitter após vários relatos de abuso que mulher passaram. Em Campo Grande, vítimas procuraram a polícia para denunciar a situação de assédio e violência sofrida. A Promotora de Justiça Ana Lara Camargo Castro, alerta para que a sociedade preste mais atenção nesses casos e dê […]
Arquivo -

Nesta semana, a hastag #exposedCG ganhou repercussão na Twitter após vários relatos de abuso que mulher passaram. Em , vítimas procuraram a polícia para denunciar a situação de assédio e violência sofrida. A Promotora de Justiça Ana Lara Camargo Castro, alerta para que a sociedade preste mais atenção nesses casos e dê apoio as vítimas.

Para a promotora, como em muitas publicações expostas, mulheres podem sofrer consequências injustas de registro de ocorrência ou reparação por dano moral, vindas dos próprios agressores ou pessoas julgando, antecipando a defesa do acusado. Além disso, ela ressalta que falar sobre uma violência é difícil, e a corrente pode facilitar de que vítimas tomem coragem para falar e denunciar à polícia.

“Quando surge um movimento como esse, se levantam muitas dúvidas sobre a credibilidade da mulher, e isso deve fazer a gente refletir como sociedade, pois o primeiro pensamento das pessoas é imaginar que a mulher está mentindo, está querendo ganhar notoriedade. Ainda vivemos em uma sociedade machista, conservadora, que ainda limita a sexualidade da mulher, e o primeiro pensamento das pessoas é de que as mulheres estão falseando”, disse.

Ana Lara explica que em muitas casos a mulher se sente reprimida em denunciar uma agressão por medo do julgamento, e vê nestes movimento sociais uma mudança cultural de enfrentamento ao .
“A importância que a gente vê no movimento é uma mudança de paradigma, das mulheres começarem a ter coragem de denunciar, a não se sentirem culpadas, responsabilizadas, identificarem aquele determinado agressor e buscarem providências a esse agressor. Também vejo um movimento de sororidade, uma rede de aliança, de apoio mútuo entre as mulheres”.

Como denunciar?

Para o atendimento especializado, as mulheres podem procurar ouvidorias da , pelo telefone 67 4042-1324 ou pela Central de Atendimento à Mulher, pelo 180, que funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional.

Na ligação, a mulher será orientada e informada sobre seus direitos legais e as unidades que ela pode procurar apoio, conforme o caso, dentre eles as Delegacias de atendimento especializado à mulher, Defensorias Públicas, postos de saúde, Instituto Médico Legal, para casos de estupro, centros de referência, casas de abrigo e outros mecanismos de promoção de defesa de direitos da mulher.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Últimas Notícias

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana; o objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Dez pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações