Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estudantes do IFMS conquistam seis prêmios em mostra internacional

IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) conseguiu seis premiações na Mostratec (Monstra Internacional de Ciência e Tecnologia). O evento aconteceu no dia 9 e 11 dezembro e esta edição foi de forma virtual. Ao todo foram 12 pesquisas desenvolvidas por estudantes da instituição. Os trabalhos apresentados foram feitos pelo campus de Aquidauana, Campo […]
Arquivo -

(Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) conseguiu seis premiações na Mostratec (Monstra Internacional de Ciência e Tecnologia). O evento aconteceu no dia 9 e 11 dezembro e esta edição foi de forma virtual. Ao todo foram 12 pesquisas desenvolvidas por estudantes da instituição.

Os trabalhos apresentados foram feitos pelo campus de Aquidauana, , , Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. Das doze apresentações, seis foram premiadas nas categorias por área de conhecimento e prêmios concedidos por empresas parceiras e credenciais para participação em outro evento científico.

O diretor de pesquisa do instituto, Pablo Salomão, destacou da continuidade nas pesquisas desenvolvidas e apoio por feiras científicas, mesmo com a pandemia e atividades desenvolvidas em ambiente virtual.

“O IFMS decidiu continuar apoiando a participação dos nossos estudantes nas feiras nacionais e internacionais, pois acreditamos no trabalho desenvolvido por nossos , pesquisadores e estudantes. Com a qualidade de nossas pesquisas temos alcançado resultados expressivos e números que a cada ano aumentam”, destacou o diretor.

Entres os prêmios recebidos, foi o segundo lugar na categoria Ciências da Saúde, de Gabriela Martins, de Três Lagoas. A jovem desenvolveu, com orientação do professor Douglas Toledo, um aplicativo para auxiliar familiares no tratamento do TEA (Transtorno do espectro autista). Foi desenvolvido através de uma pesquisa que propõe disponibilizar informações aos pais e responsáveis, principalmente durante o início do tratamento.

“Tenho uma irmã autista, o que me motivou a pesquisar sobre o tema. Durante a pesquisa, percebi que os familiares possuem desafios e questionamentos semelhantes aos da minha família”, afirmou. “Por muitas vezes, os pais enfrentam problemas por falta de conhecimento e orientações simples, podendo até sentir-se desamparados diante do diagnóstico e dos desafios que terão de enfrentar durante o tratamento”, explicou a estudante.

O projeto de Gabriela conquistou ainda uma credencial para participar do Mocicult (Mostra Internacional, Científica e Cultural), no .

Já o Campus de Aquidauana, conquistou o terceiro lugar no projeto com um aplicativo para auxiliar na determinação do valor de pH utilizando Redes Neurais Artificiais, desenvolvido pelos alunos Jeferson Mota e Adrian Rosario.

Do Campus Dourados, o projeto “Módulo de Sobrevivência Autossustentável” obteve a terceira colocação e foi desenvolvido pelos estudantes Lívia Pasquim e Maria Eduarda Borges, orientadas pelos professores Karina Vicelli e Thiago Rodrigues.

Com a quarta colocação na categoria Engenharia da Computação, o IFMS foi premiado com o projeto do Campus Naviraí “A Automação em Instituições: uma abordagem sobre o controle de acesso de ambientes escolares por meio de biometria apoiada por Inteligência Artificial”, desenvolvido pelos estudantes Andrieli Antoniassi e Leandro Oliveira, orientados pelo professor Maximilian Melo.

Do Campus Campo Grande, o projeto “Práticas educativas por meio de roteiro e animações (NuAR)” obteve a quarta colocação na categoria “Ciências Sociais”, além de conquistar o Prêmio Liberato Científica. Este trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Amanda Theodoro, Kryslla Carvalho e Luana Nogueira, orientadas pela professora Martha Luzzi e Cláudia Fernandes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com descontos de até 70%, Prefeitura de Dourados inicia 3ª etapa do Refis

Setembro verde: Mais de 250 pessoas esperam por transplantes de órgãos em MS

Dourados ocupa ranking nacional de inserção de DIU pelos SUS

Após anúncio do desembarque, Lula almoça com Alcolumbre e ministros do União Brasil

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

simone

‘Fica pronta no 1º semestre de 2026’, diz ministra do Orçamento sobre ponte de MS ao Paraguai

Últimas Notícias

Brasil

Se julgamento for jurídico, não há por que condenar Bolsonaro, diz advogado do ex-presidente

Advogado disse que o ex-presidente "jamais teve qualquer intuito golpista"

Brasil

Advogado de Braga Netto alega cerceamento da defesa em dois pontos do processo

O advogado argumentou que teve acesso às provas dois dias antes da instrução

Cotidiano

Tempo seco: umidade do ar pode chegar a 12% em cidades de MS

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas de baixa umidade do ar nesta quarta-feira (3)

Cotidiano

De aferição de pressão arterial a vacinação, Corumbá recebe ação noturna de saúde nesta quarta-feira

A ação acontecerá na unidade de Estratégia Saúde da Família Ênio Cunha 1