Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estiagem continua até setembro e problemas de saúde podem ser confundidos com Covid-19

Após um breve período de chuva, o Estado de Mato Grosso do Sul enfrentará um novo período de estiagem rigoroso, com temperaturas que podem chegar até 41ºC , o que pode levar ao  risco de incêndios florestais e a própria a saúde. Uma das preocupações é que problemas de saúde ocasionados pelo tempo seco podem […]
Arquivo -

Após um breve período de chuva, o Estado de Mato Grosso do Sul enfrentará um novo período de estiagem rigoroso, com temperaturas que podem chegar até 41ºC , o que pode levar ao  risco de incêndios florestais e a própria a saúde. Uma das preocupações é que problemas de saúde ocasionados pelo tempo seco podem ser confundidos com sintomas do coronavírus.

O alerta  foi divulgado na página oficial do Governo do Estado, em live no Facebook, na manhã desta sexta-feira (28). Conforme a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues, o Estado já havia enfrentado um longo período sem chuva, com temperaturas baixas. Agora, teremos um novo período de estiagem, com temperaturas que podem chegar a 41ºC. Com expectativa de chuva somente para o dia para o dia 13 de setembro.

“É uma condição muita crítica que contribui para baixa umidade do ar, que pode ficar abaixo dos 12%, existe um grande risco de incêndios florestais e riscos à saúde. “ já sentiu a umidade baixa, quando registrou esta semana 8% de umidade relativa do ar, um sinal de perigo” explicou a coordenadora do Cemtec.

Ainda conforme ela, até o dia 13 de setembro Mato Grosso do Sul está em sinal laranja, o que representa um sinal de perigo, nos próximos dias a umidade relativa do ar deve oscilar entre  12% e 20% até a chegada de chuva, prevista para o dia 13 de Setembro. Essa data representa o início da primavera e existe a possibilidade das chuvas chegarem só no mês de outubro, mas é um fenômeno raro que aconteceu em 2014 e 2017.

O Militar também participou da live e alertou a população. Conforme a instituição, é recomendado que as pessoas se hidratem, busquem tomar água com frequência e umidifiquem o ambiente.

O secretário da (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), , fez um pedido para que as pessoas redobrem a atenção e os cuidados. “Alguns sintomas podem parecer com os da Covid-19, ocasionados pelo tempo seco, gerando problemas da saúde que podem ser confundidos com o coronavírus” disse ele.

Ele também ressaltou a importância da conscientização popular para evitar as queimadas. “As pessoas geralmente incendeiam terreno, o que problematiza ainda mais o que está ruim, não coloquem fogo em lixo, não coloquem fogo em nada” pontuou o secretário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente entre carreta e carro deixa motorista com graves ferimentos

Seleção de Vôlei bate República Checa e garante vaga nas oitavas do Mundial

Corpo de jovem campo-grandense que se afogou no Rio Aquidauana é localizado

VÍDEO: em segundos dupla furta moto estacionada no Chácara Cachoeira

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Eventos desportivos no Mato Grosso do Sul: futebol, torneios de luta e estrelas locais

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Presidente da Colômbia e ex-guerrilheiro do M19 defendeu a legalização da cocaína em evento em Manaus

A declaração veio no mesmo dia em que os EUA estacionaram navios de guerra na costa da Venezuela

Bastidores

[ BASTIDORES ] Site da prefeitura passou por ‘limpa’

Equipe deixou saudades e recebeu recado direto de São Paulo

Sérgio Cruz - O dia na história

1962 – Inaugurada em Ponta Porã a maior fábrica de mate solúvel do mundo

Cem milhões de cruzeiros foram aplicados no empreendimento, com maquinaria 95% nacional

Polícia

Em surto, homem tenta atacar policiais com canivete e acaba ferido a tiro em Campo Grande

Policiais ainda dispararam choques contra o homem que mesmo ferido tentava atacar os militares