Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estiagem continua até setembro e problemas de saúde podem ser confundidos com Covid-19

Após um breve período de chuva, o Estado de Mato Grosso do Sul enfrentará um novo período de estiagem rigoroso, com temperaturas que podem chegar até 41ºC , o que pode levar ao  risco de incêndios florestais e a própria a saúde. Uma das preocupações é que problemas de saúde ocasionados pelo tempo seco podem […]
Arquivo -

Após um breve período de , o Estado de enfrentará um novo período de estiagem rigoroso, com temperaturas que podem chegar até 41ºC , o que pode levar ao  risco de incêndios florestais e a própria a saúde. Uma das preocupações é que problemas de saúde ocasionados pelo tempo seco podem ser confundidos com sintomas do coronavírus.

O alerta  foi divulgado na página oficial do Governo do Estado, em live no Facebook, na manhã desta sexta-feira (28). Conforme a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues, o Estado já havia enfrentado um longo período sem chuva, com temperaturas baixas. Agora, teremos um novo período de estiagem, com temperaturas que podem chegar a 41ºC. Com expectativa de chuva somente para o dia para o dia 13 de setembro.

“É uma condição muita crítica que contribui para baixa umidade do ar, que pode ficar abaixo dos 12%, existe um grande risco de incêndios florestais e riscos à saúde. “ já sentiu a umidade baixa, quando registrou esta semana 8% de umidade relativa do ar, um sinal de perigo” explicou a coordenadora do Cemtec.

Ainda conforme ela, até o dia 13 de setembro Mato Grosso do Sul está em sinal laranja, o que representa um sinal de perigo, nos próximos dias a umidade relativa do ar deve oscilar entre  12% e 20% até a chegada de chuva, prevista para o dia 13 de Setembro. Essa data representa o início da primavera e existe a possibilidade das chuvas chegarem só no mês de outubro, mas é um fenômeno raro que aconteceu em 2014 e 2017.

O Corpo de Bombeiros Militar também participou da live e alertou a população. Conforme a instituição, é recomendado que as pessoas se hidratem, busquem tomar água com frequência e umidifiquem o ambiente.

O secretário da Semagro (Secretaria de , Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, fez um pedido para que as pessoas redobrem a atenção e os cuidados. “Alguns sintomas podem parecer com os da Covid-19, ocasionados pelo tempo seco, gerando problemas da saúde que podem ser confundidos com o coronavírus” disse ele.

Ele também ressaltou a importância da conscientização popular para evitar as queimadas. “As pessoas geralmente incendeiam terreno, o que problematiza ainda mais o que está ruim, não coloquem fogo em lixo, não coloquem fogo em nada” pontuou o secretário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TCE-MS acata recurso e aprova, com ressalvas, contas do ex-prefeito de Japorã

Entregador

Entregador tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

VÍDEO: Carro afunda no Rio Paraguai e bombeiros realizam buscas

sol seco tempo

Pele, mucosas e respiração: campo-grandenses já relatam efeitos da estiagem na saúde

Notícias mais lidas agora

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Entregador tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Quer aprender a dançar? UFMS abre vagas para aulas de dança de salão

Últimas Notícias

MidiaMAIS

João Gomes dorme em aeroporto e se prepara para show em Campo Grande: ‘Vamo ali’

Cantor do ritmo do piseiro e do forró de vaquejada irá subir ao palco no Parque das Nações Indígenas

Cotidiano

Pesquisa do Procon-MS registra leve queda na gasolina e alta no diesel em Campo Grande

Os dados comparam os preços de julho em relação a junho

Cotidiano

Viu o Toni? Spitz Alemão desaparece e tutora oferece R$ 1 mil de recompensa

O cãozinho desapareceu neste sábado, na região do bairro Marcos Roberto, em Campo Grande

Cotidiano

Prefeitura oferta cursos de tecnologia e uso de Inteligência Artificial a partir desta segunda-feira

Os interessados devem realizar a inscrição pela plataforma de cursos da Sejuv