Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estado quer volta às aulas para 3º ano do Ensino Médio e definição sai na próxima semana

O Jornal Midiamax já havia publicado que o governo de MS quer o retorno dos alunos às escolas estaduais ainda em 2020; Fetems é contra
Arquivo -

Com o protocolo de biossegurança pronto para a retomada das aulas, a SED (Secretaria de Estado de Educação) colocou em pauta o retorno dos alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais para avaliação do Comitê Estadual Provisório de Volta às Aulas. O órgão afirma que irá publicar decreto na próxima semana, antes de quinta-feira (8), quando termina o atual prazo de suspensão das aulas.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o governo colocou a questão em pauta na última reunião do comitê, na semana passada. “Foi colocado a volta de parte do 3º ano do Ensino Médio para concluir o ano presencial, mas achamos que isso não é necessário, visto que o índice de participação é quase 100%. Não vai alterar voltar às aulas faltando um mês e meio para o fim do ano letivo”, pontuou o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de ), Jaime Teixeira, que integra o comitê.

Ainda conforme Teixeira, o estado não tem condições de colocar o protocolo de biossegurança na prática. “Estado não tem condições de fazer cumprir 100% o protocolo, não tem orçamento para isso. Com o retorno, vai ficar mais caro, vai ter que contratar professores e realizar adequações físicas. Tem que ter treinamento com servidores que irão ter contato com os alunos. Não é possível fazer tudo isso na correria”, observou o presidente da Fetems.

O que a SED diz

A assessoria de comunicação da SED informou que a definição deve sair na próxima semana. Isso deve ocorrer antes do dia 8, quando o atual decreto que suspendeu as aulas perde o efeito. O órgão afirma que está na reta final de planejamento do retorno dos alunos nas escolas e, conforme publicado no dia 24 de setembro, o governo quer retomar as aulas presenciais ainda em 2020, apesar de parte do comitê ser contra esse posicionamento.

Entretanto, outra definição é dada como certa na SED: quando possível, as aulas irão retornar em todos os municípios de MS. E para isso, é necessário que haja um aval da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que avalia a situação de cada município pelo programa . “Não trabalhamos com a possibilidade de fazer divisão particionada, pois o princípio da rede é a equidade”, informou a SED.

Porém, a última atualização da Prosseguir ainda mostrou que várias cidades do estado seguem com a classificação vermelha. Ou seja: alto risco de contaminação para . , por outro lado, foi um dos municípios que recebeu a bandeira amarela, que libera atividades como aulas presenciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena