Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estado quer volta às aulas para 3º ano do Ensino Médio e definição sai na próxima semana

O Jornal Midiamax já havia publicado que o governo de MS quer o retorno dos alunos às escolas estaduais ainda em 2020; Fetems é contra
Arquivo -

Com o protocolo de biossegurança pronto para a retomada das aulas, a SED (Secretaria de Estado de Educação) colocou em pauta o retorno dos alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais para avaliação do Comitê Estadual Provisório de . O órgão afirma que irá publicar decreto na próxima semana, antes de quinta-feira (8), quando termina o atual prazo de suspensão das aulas.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o governo colocou a questão em pauta na última reunião do comitê, na semana passada. “Foi colocado a volta de parte do 3º ano do Ensino Médio para concluir o ano presencial, mas achamos que isso não é necessário, visto que o índice de participação é quase 100%. Não vai alterar voltar às aulas faltando um mês e meio para o fim do ano letivo”, pontuou o presidente da (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, que integra o comitê.

Ainda conforme Teixeira, o estado não tem condições de colocar o protocolo de biossegurança na prática. “Estado não tem condições de fazer cumprir 100% o protocolo, não tem orçamento para isso. Com o retorno, vai ficar mais caro, vai ter que contratar e realizar adequações físicas. Tem que ter treinamento com servidores que irão ter contato com os alunos. Não é possível fazer tudo isso na correria”, observou o presidente da Fetems.

O que a SED diz

A assessoria de comunicação da SED informou que a definição deve sair na próxima semana. Isso deve ocorrer antes do dia 8, quando o atual decreto que suspendeu as aulas perde o efeito. O órgão afirma que está na reta final de planejamento do retorno dos alunos nas escolas e, conforme publicado no dia 24 de setembro, o governo quer retomar as aulas presenciais ainda em 2020, apesar de parte do comitê ser contra esse posicionamento.

Entretanto, outra definição é dada como certa na SED: quando possível, as aulas irão retornar em todos os municípios de MS. E para isso, é necessário que haja um aval da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que avalia a situação de cada município pelo programa Prosseguir. “Não trabalhamos com a possibilidade de fazer divisão particionada, pois o princípio da rede é a equidade”, informou a SED.

Porém, a última atualização da Prosseguir ainda mostrou que várias cidades do estado seguem com a classificação vermelha. Ou seja: alto risco de contaminação para Covid-19. , por outro lado, foi um dos municípios que recebeu a bandeira amarela, que libera atividades como aulas presenciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira