O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmaram nesta quarta-feira (8) o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. O adiamento é devido a da Covid-19, o novo .

A notícia não foi uma surpresa para as instituições, pois já era anunciada há alguns meses pelo Governo Federal.

Em , as escolas e cursinhos afirmam que devido ao adiamento do , precisarão reprogramar e ajustar as aulas e, com o ‘tempo ganho', aproveitarão para reforçar os conteúdos aos alunos.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Instituto Lutter King, Renilda Ferreira dos Santos, as aulas seguem acontecendo normalmente através de grupos das redes sociais e vídeos e com o adiamento do Enem, o instituto aproveitará para reforçar as aulas.

“Como continuamos com as aulas online e provavelmente permaneceremos com as aulas a distância até a data [da prova do Enem], vamos usar esse tempo para aplicar novamente o conteúdo e passar o que pode ter ficado para trás quando a pandemia começou”, disse ao Midiamax.

Renilda pontuou que devido as teleaulas, tanto os professores como os mais de 100 alunos precisaram se adaptar ao novo método de ensino e adiamento da prova nacional, ajudará a adaptar e reforçar as aulas aos estudantes.

Reprogramação dos conteúdos

Um dos professores do Cursinho Dom Bosco, Fernando “Barney”, disse que o adiamento do Enem promoverá uma reprogramação dos conteúdos das aulas para que os alunos possam estudar até as vésperas da prova em janeiro e fevereiro. Anteriormente, o professor disse que o adiamento até ajudaria a dar um alívio psicológico aos estudantes.

“Essa data nós já estávamos prevendo. Nós estamos readequando o calendário para contemplar os alunos até janeiro e vendo a possibilidade de abrir novos cursos até lá”, explicou o professor.

Professor em cursinhos pré-vestibular em Campo Grande, Juliano ‘Gordão', disse que as aulas seguem por meio online e assim deverá permanecer até até que o MEC libere os jovens a retornarem às salas de aula e conteúdos devem prosseguir até meados do Enem.

De acordo com o professor, as turmas são compactas e acontecem em turnos diferentes para ajudar na rotina dos alunos.

Adiamento do Enem

A confirmação do adiamento aconteceu por meio de uma entrevista coletiva, onde as novas datas para a execução do Enem de 2020 foi divulgada. A prova impressa deverão ser realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto para a prova digital, ficaram reservada as datas de 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020.

Outras datas como reaplicação do Enem Digital também foram divulgadas: 24 e 25 de fevereiro. O resultado das provas acontecem no dia 29 de março.

A divulgação das datas aconteceu por meio de videoconferência, composta pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Estiveram presentes na transmissão o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, e de representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).