Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escolas e cursinhos reprogramam aulas após adiamento do Enem para o início de 2021

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmaram nesta quarta-feira (8) o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. O adiamento é devido a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. A notícia não foi uma […]
Arquivo -

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmaram nesta quarta-feira (8) o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. O adiamento é devido a da Covid-19, o novo coronavírus.

A notícia não foi uma surpresa para as instituições, pois já era anunciada há alguns meses pelo Governo Federal.

Em , as escolas e cursinhos afirmam que devido ao adiamento do Enem, precisarão reprogramar e ajustar as aulas e, com o ‘tempo ganho’, aproveitarão para reforçar os conteúdos aos alunos.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Instituto Lutter King, Renilda Ferreira dos Santos, as aulas seguem acontecendo normalmente através de grupos das redes sociais e vídeos e com o adiamento do Enem, o instituto aproveitará para reforçar as aulas.

“Como continuamos com as aulas online e provavelmente permaneceremos com as aulas a distância até a data [da prova do Enem], vamos usar esse tempo para aplicar novamente o conteúdo e passar o que pode ter ficado para trás quando a pandemia começou”, disse ao Midiamax.

Renilda pontuou que devido as teleaulas, tanto os como os mais de 100 alunos precisaram se adaptar ao novo método de ensino e adiamento da prova nacional, ajudará a adaptar e reforçar as aulas aos estudantes.

Reprogramação dos conteúdos

Um dos professores do Cursinho Dom Bosco, Fernando “Barney”, disse que o adiamento do Enem promoverá uma reprogramação dos conteúdos das aulas para que os alunos possam estudar até as vésperas da prova em janeiro e fevereiro. Anteriormente, o professor disse que o adiamento até ajudaria a dar um alívio psicológico aos estudantes.

“Essa data nós já estávamos prevendo. Nós estamos readequando o calendário para contemplar os alunos até janeiro e vendo a possibilidade de abrir novos cursos até lá”, explicou o professor.

Professor em cursinhos pré- em Campo Grande, Juliano ‘Gordão’, disse que as aulas seguem por meio online e assim deverá permanecer até até que o MEC libere os jovens a retornarem às salas de aula e conteúdos devem prosseguir até meados do Enem.

De acordo com o professor, as turmas são compactas e acontecem em turnos diferentes para ajudar na rotina dos alunos.

Adiamento do Enem

A confirmação do adiamento aconteceu por meio de uma entrevista coletiva, onde as novas datas para a execução do Enem de 2020 foi divulgada. A prova impressa deverão ser realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto para a prova digital, ficaram reservada as datas de 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020.

Outras datas como reaplicação do Enem Digital também foram divulgadas: 24 e 25 de fevereiro. O resultado das provas acontecem no dia 29 de março.

A divulgação das datas aconteceu por meio de videoconferência, composta pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Estiveram presentes na transmissão o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, e de representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão do Congresso

Últimas Notícias

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos

Brasil

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

O PAR é um mecanismo previsto na Lei Anticorrupção