Basta começar uma acompanhada de um vento moderado que logo as árvores pela cidade começam a cair. Em um último temporal em , foi registrado que pelo menos 55 árvores caíram durante a chuva, segundo levantamento da Prefeitura Municipal.

De acordo com o doutor em biologia José Milton Longo, um dos motivos pode ser que as raízes das plantas ficam sufocadas com as calçadas e, sensibilizadas, despencam com a chuvarada.

“É algo muito complexo, as vezes tem o encaixotamento dessas árvores, as vezes são mal plantadas, tem o apodrecimento dessas raízes, e vários casos. Mas muitas vezes denota uma forma inadequada de contenção quando a urbanização avança e faz a pavimentação e geralmente deixam uma área muito pequena para essas árvores”, disse.

Entenda por que tantas árvores caem durante as chuvas em Campo Grande
(Foto: Leonardo de França)

O biólogo pontuou que tudo isso, agregado com o volume de água das chuvas e intensidade dos ventos, acaba contribuindo para que as plantas caem.

“Temos que lembrar que, com a chuva, temos uma saturação no solo. A água encharca e facilita a mobilidade dessa árvore e em um momento de vento, ela pode cair também. Essa é uma variável”, comentou com a reportagem.

Ele explica que o melhor seria plantar árvores estudando todo o processo e analisando qual espécie é o indicado para cada local.

“A melhor estratégia é um planejamento, a seleção de espécies mais adequadas, principalmente nas áreas urbanas. As espécies adequadas embaixo das fiações, as espécies com raízes exageradas, como ocorre em Campo Grande, e principalmente as figueiras. Precisa fazer uma cova bem dimensionada, com os nutrientes, para que ela cresça sem estar sufocada”, esclareceu.

Durante a chuva que atingiu a Capital nesta segunda-feira (14), o foi acionado para vistoriar diversas plantas que ameaçavam cair. Vale lembrar que, quando uma árvore não apresenta risco eminente de cair, os militares não podem realizar o corte e procedimento fica a critério particular do morador.

Força-tarefa para remover árvores caídas

O temporal que atingiu Campo Grande no dia 4 de dezembro mobilizou equipes da (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), para remover cerca de 55 árvores que caíram durante as chuvas. Foi necessário dois dias de trabalho, sendo no sábado, dia 5, e na segunda-feira, dia 7.

De acordo com a prefeitura, cerca de 50 trabalhadores, distribuídos em 6 equipes, estiveram nas ruas da Capital para remoção dos galhos e troncos que atrapalhavam calçadas e ruas.

Outra equipe realizava a manutenção da Avenida Interlagos, sentido a da Coca-Cola, a via foi danificada pelas chuvas. Conforme a Sisep, os serviços estiveram trabalhando em um trecho de 30 metros da tubulação. Por conta da umidade e fluxo de peso, parte do asfalto cedeu.

Árvore arrancou asfalto

Entenda por que tantas árvores caem durante as chuvas em Campo Grande
Asfalto foi ‘arrancado’ com força dos ventos. (Foto: Leitor Midiamax)

Com as raízes ‘sufocadas’, como explicou o doutor em biologia, uma árvore de grande porte caiu em frente ao Parque Ecológico do Sóter, na Mata do Jacinto. A força dos ventos chegou a levantar parte do asfalto da ciclovia.

Os motoristas que passavam logo em frente do Parque do Sóter, precisaram ter atenção para os estragos provocados pelo vento. Uma das faixas de circulação de veículos chegou a ficar interditada. Por conta dos prejuízos no asfalto, o trânsito de ciclistas também foi prejudicada.