Com início das atividades no dia 30 de março, as 17 barreiras sanitárias instaladas em Mato Grosso abordaram até a quarta-feira (10) pouco mais de 1 milhão de pessoas em 505.118 veículos. Ao todo, até o momento foram registrados nos postos de controle e monitoramento sanitário, 130 casos suspeitos de coronavírus (covid-19).

O Governo do Estado destaca que, apesar da maioria das pessoas abordadas estarem em veículos de passeio, 357 mil, o monitoramento nos postos não se restringe apenas ao transporte terrestre.

Durante esse tempo de operação foram abordadas pelas equipes da vigilância sanitárias e Militar 85 aeronaves, com apoio da (Agência de Infraestrutura Aeroportuária), e 9.129 passageiros que chegaram ao Estado foram entrevistados.

Para os casos suspeitos é feita a testagem e aplicado um protocolo estabelecido pelo COE-MS (Centro de Operações Especiais de Mato Grosso do Sul).

“Se a pessoa apresentar algum sintoma, ela é convidada a ser transportada até uma unidade de saúde. Na recusa, ela assina um termo de compromisso, dizendo que vai permanecer em uma quarentena voluntária em seu domicílio e, em caso de piora, vai procurar uma unidade de saúde para atendimento médico”, explica o presidente da CCS-MS (Comissão de Controle Sanitário), Coronel Hugo Djan, do Corpo de Bombeiros Militar.

Mais da metade das pessoas abordadas, 668.836, vieram de São Paulo e passaram por seis barreiras montadas nos municípios de , Aparecida do Taboado, , Anaurilândia, Três Lagoas e Selvíria, todas divisas com Estado vizinho.

O coronel ainda explica o apoio dos municípios às barreiras. “Há previsão e estudos de implantação em , mas o Governo do Estado está fazendo assessoria em outros municípios. Estamos à disposição para atender aos diversos municípios. Cada barreira usa uma metodologia que é efetivamente aplicada. Mas nós queremos que população acolha as barreiras e tenha conscientização de que a redução do contágio só ocorre se tiver o isolamento”.

As ações realizadas pelo Governo do Estado contam a participação de diversas secretárias e organizações não-governamentais. “Contamos com o apoio dos secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Antonio Carlos Videira (Justiça e ), Geraldo Resende (Saúde), Jaime Verruck (Semagro) e Felipe Mattos (Fazenda), da Iagro e de órgãos não-governamentais, das barreiras municipais. Tudo isso, resultado de esforços imensos para manter o Mato Grosso do Sul no final da lista de contágio”.