Cotidiano

Em novembro, campanha Eu Respeito da UFMS foca em saúde, inclusão e cultura

No mês de novembro a campanha Eu Respeito tem como tema as pessoas. Elas preenchem os espaços da Universidade e dão vida ao cotidiano de estudos, pesquisas e trabalhos nela aqui desenvolvidos. Por isso, é importante celebrar a comunidade acadêmica e seus feitos, e celebrar até mesmo o que as pessoas, coletivamente, representam e oferecem […]

Diego Alves Publicado em 03/11/2020, às 00h26

Reprodução
Reprodução - Reprodução

No mês de novembro a campanha Eu Respeito tem como tema as pessoas. Elas preenchem os espaços da Universidade e dão vida ao cotidiano de estudos, pesquisas e trabalhos nela aqui desenvolvidos.

Por isso, é importante celebrar a comunidade acadêmica e seus feitos, e celebrar até mesmo o que as pessoas, coletivamente, representam e oferecem em suas ações e com sua dedicação.

De 16 a 20 de novembro a Semana Mais Cultura será realizada em formato inédito, adequado aos tempos atuais. Serão oficinas, aulas, apresentações culturais e artísticas e encontros realizados de maneira totalmente virtual, para que todos possam apreciar a cultura e os artistas sul-mato-grossenses de maneira segura e gratuita, valorizando esta importante área.

Outro tópico de importância é a criação e manutenção de espaços plurais, capazes de atender a todos com equidade, algo que a UFMS busca sempre. Cada um de nós possui características que nos fazem únicos e, no dia 26, será realizado o debate Conhecimento e Inclusão, com o tema “Convivendo com as diferenças”, onde será desenvolvido o conhecimento sobre áreas da deficiência e sobre algumas tecnologias assistivas. Também haverá um momento de aprendizado sobre a maneira correta de agir com pessoas com algum tipo de deficiência, para que a “falta de tato” seja substituída pelo respeito mútuo.

O 11º mês do ano também ganha atenção nacional na promoção da conscientização e prevenção do câncer de próstata com o Novembro Azul. O objetivo é estimular a realização de exames para diagnóstico precoce desta e de demais doenças que atingem os homens. Em apoio, o Monumento Símbolo, na Cidade Universitária, fica iluminado na cor azul.

Além disso, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas convidou o médico urologista Peterson Vieira de Assis, do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), para gravar um vídeo sobre o câncer de próstata e suas características. O material será veiculado nas redes sociais da UFMS, para que atinja o máximo possível de pessoas. (Informações da assessoria)

Jornal Midiamax