Uma jovem de 20 anos de está entre os 53 estudantes de 16 estados e Distrito Federal que atingiram a nova máxima no (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019. Do total de candidatos com nota máxima 60% são mulheres, ou seja, 32 candidatas que atingiram a nota 1000, segundo o MEC (Ministério da Educação).  A redação trouxe como tema a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

O PNE (Portal Nacional da Educação) ainda não divulgou o nome nem a cidade em que reside a candidata com nota máxima no Estado.

Minas Gerais liderou o ranking com 13 candidatos que obtiveram nota máxima na redação. Em seguida vem os estados do e Ceará, com seis registros, depois e com 4. No Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul foram três notas máximas.

Já os estados Piauí, Espírito Santo, Pará e o Distrito Federal tiveram dois candidatos com nota máxima e Bahia, Maranhão, Alagoas, Pernambuco e Paraíba também tiveram um candidato cada.

Conforme divulgado pelo Ministério, 146 mil candidatos zeraram a redação, 3,6% dos 3,9 milhões de candidatos. Em Mato Grosso do Sul foram 70,7 mil inscritos e entre eles, 48 mil compareceram às provas. O índice de abstenção atingiu 30%.

As notas podem ser conferidas na página do participante e os candidatos que tiveram nota máxima no Instagram do Portal Nacional da Educação.

* Matéria atualizada às 18h30 para correção de informações divulgadas pelo MEC.