Enquanto vê número de casos de () bater os 50 mil e chegar a 900 mortes, escolas particulares em 7 cidades do interior já retornaram com aulas presenciais.

Conforme apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, já frequentam a escola alunos da rede particular dos municípios de , Chapadão do Sul, Maracaju, , Amambai, e Bataguassu.

A reportagem fez uma consulta a algumas dessas instituições e constatou que as condições impostas para o retorno são parecidas. Elas alegam que adotaram o plano de biossegurança e respeitam as regras das autoridades de saúde como distanciamento de 1,5 metro, uso frequente de álcool gel, aferição de temperatura dos alunos na entrada, não compartilhar materiais ou brinquedos, entre outras.

Apesar do retorno precoce, a maioria dos alunos permanece acompanhando as aulas normalmente em casa, por plataformas online. Vale ressaltar que a maioria das escolas que abriram as portas para os alunos voltou apenas com os menores, de 3 a 6 anos. A adesão por parte das crianças maiores ou adolescentes é menor.

Situação nos municípios

Na maioria dos sete municípios que permitiram o retorno das aulas, a situação do coronavírus aina não está controlada. Veja abaixo tabela com número de casos e óbitos por coronavírus registrados:

Município Nº de Casos Óbitos
Chapadão do Sul 546 8
Bataguassu 742 6
São Gabriel do Oeste 789 5
Maracaju 329 4
Amambai 173 3
Ribas do Rio Pardo 100 1
Bela Vista 20 1