Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em colapso, Santa Casa diz que vítimas de violência são responsáveis por lotação

Uma semana após inaugurar 10 novos leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19, o novo coronavírus, a Santa Casa anunciou nesta segunda-feira (27) que atingiu 100% de ocupação dos leitos. A causa, segundo a superintendência de gestão hospitalar, seriam as vítimas de violência. Ao contrário do que se pensava, o superintendente do hospital, Luiz Kanamura,...
Arquivo -

Uma semana após inaugurar 10 novos leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com , o novo , a Santa Casa anunciou nesta segunda-feira (27) que atingiu 100% de ocupação dos leitos. A causa, segundo a superintendência de gestão hospitalar, seriam as vítimas de violência.

Ao contrário do que se pensava, o superintendente do hospital, Luiz Kanamura, explicou que atualmente 99% dos pacientes da Santa Casa de Campo Grande são pacientes ‘não-Covid’ e superlotação aconteceu devido ao aumento de vítimas de politraumatismo, como por exemplo, acidentadas, esfaqueadas, baleadas, etc.

“Nesse mês houve um aumento progressivo de pacientes politraumatizados. Comparado a julho de 2019, houve um aumento de 115 pessoas encaminhadas. Somente neste final de semana foram encaminhados 229 pacientes. Desse número, 38% representa pacientes politraumatizados”, explicou.

Kanamura diz que nesta madrugada, 11 pacientes precisaram de ser encaminhados do Pronto Socorro para a UTI, mas as vagas estão todas ocupadas. “Todos os dias pacientes utilizam a ventilação manual e dois pacientes chegaram a ficar 24 horas no ambu [ventilação manual]. E nessa madrugada, cinco pacientes estavam no ambu e seis no ventilados, que deveriam ser encaminhados para a UTI”, disse.

Segundo o superintende, os 11 pacientes corresponderam a superlotação. Ela esclarece que a Santa Casa de Campo Grande tem 90 leitos, sendo 80 para UTI geral e 10 para pacientes com coronavírus.

Atualmente a Santa Casa atende 18 pacientes com covid-19,  dez em leitos de UTI, seis em leitos isolados e dois na ala privada.

Apesar da lotação, Kanamura diz que a Santa Casa não vai deixar de atender os pacientes. “Mesmo nessas condições, a Santa Casa em hipótese alguma vai interromper atendimento. Pedimos conscientização das pessoas”, disse.

Leitos em Campo Grande

Campo Grande registra nesta segunda-feira (27) 90% de taxa de ocupação de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). O índice é alarmante, segundo o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende. “Mesmo com aumento do número de leitos, ainda temos esse índice de ocupação, o que mostra que a a população não tem se isolado como deveria na Capital”, alertou.

Em todo o , são 217 pessoas internadas em UTIs, sendo 457 ao todo, quando contados os leitos clínicos de internação. A macrorregião de tem 59% de ocupação, a de , 45% e a de Corumbá, 63%.

Mato Grosso do Sul já soma 21.802 casos confirmados de Covid-19, conforme o boletim epidemiológico do novo coronavírus, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (27). As últimas 24 horas também registraram 14 óbitos, levando o total de mortes a 319.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional