Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em colapso, Santa Casa diz que vítimas de violência são responsáveis por lotação

Uma semana após inaugurar 10 novos leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19, o novo coronavírus, a Santa Casa anunciou nesta segunda-feira (27) que atingiu 100% de ocupação dos leitos. A causa, segundo a superintendência de gestão hospitalar, seriam as vítimas de violência. Ao contrário do que se pensava, o superintendente do hospital, Luiz Kanamura,...
Arquivo -

Uma semana após inaugurar 10 novos leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19, o novo , a Santa Casa anunciou nesta segunda-feira (27) que atingiu 100% de ocupação dos leitos. A causa, segundo a superintendência de gestão hospitalar, seriam as vítimas de violência.

Ao contrário do que se pensava, o superintendente do hospital, Luiz Kanamura, explicou que atualmente 99% dos pacientes da Santa Casa de são pacientes ‘não-Covid’ e superlotação aconteceu devido ao aumento de vítimas de politraumatismo, como por exemplo, acidentadas, esfaqueadas, baleadas, etc.

“Nesse mês houve um aumento progressivo de pacientes politraumatizados. Comparado a julho de 2019, houve um aumento de 115 pessoas encaminhadas. Somente neste final de semana foram encaminhados 229 pacientes. Desse número, 38% representa pacientes politraumatizados”, explicou.

Kanamura diz que nesta madrugada, 11 pacientes precisaram de ser encaminhados do Pronto Socorro para a UTI, mas as vagas estão todas ocupadas. “Todos os dias pacientes utilizam a ventilação manual e dois pacientes chegaram a ficar 24 horas no ambu [ventilação manual]. E nessa madrugada, cinco pacientes estavam no ambu e seis no ventilados, que deveriam ser encaminhados para a UTI”, disse.

Segundo o superintende, os 11 pacientes corresponderam a superlotação. Ela esclarece que a Santa Casa de Campo Grande tem 90 leitos, sendo 80 para UTI geral e 10 para pacientes com coronavírus.

Atualmente a Santa Casa atende 18 pacientes com covid-19,  dez em leitos de UTI, seis em leitos isolados e dois na ala privada.

Apesar da lotação, Kanamura diz que a Santa Casa não vai deixar de atender os pacientes. “Mesmo nessas condições, a Santa Casa em hipótese alguma vai interromper atendimento. Pedimos conscientização das pessoas”, disse.

Leitos em Campo Grande

Campo Grande registra nesta segunda-feira (27) 90% de taxa de ocupação de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). O índice é alarmante, segundo o secretário de Estado de Saúde . “Mesmo com aumento do número de leitos, ainda temos esse índice de ocupação, o que mostra que a a população não tem se isolado como deveria na Capital”, alertou.

Em todo o , são 217 pessoas internadas em UTIs, sendo 457 ao todo, quando contados os leitos clínicos de internação. A macrorregião de tem 59% de ocupação, a de Três Lagoas, 45% e a de Corumbá, 63%.

Mato Grosso do Sul já soma 21.802 casos confirmados de Covid-19, conforme o boletim epidemiológico do novo coronavírus, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (27). As últimas 24 horas também registraram 14 óbitos, levando o total de mortes a 319.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente que vitimou três da mesma família teria ocorrido após a barra de direção da D10 quebrar, diz parente

Governo de MS encaminha PL para empresas regularizarem débitos

incêndio

VÍDEO: Incêndio em vegetação dura horas e fumaça invade pistas na Duque de Caxias

Papa Leão XIV completa 70 anos e manda mensagem aos fiéis

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e segue para hospital com escolta da PF

Venezuela acusa EUA de atacarem barco em sua zona marítima

Últimas Notícias

Polícia

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem é encontrada morta em Bela Vista

A vítima apresentava perfurações de faca e fratura no maxilar

Cotidiano

Ato de solidariedade: times se unem em apoio à atleta trans após desistência de adversárias

Campeonato segue na primeira fase mesmo após equipe desistir da disputa

Famosos

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado demência de Bruce Willis

Estrela de Duro de Matar, Bruce Willis teria sofrido um acidente nos bastidores do filme que contribuiu para o avanço de sua doença neurodegenerativa

Cotidiano

Incêndio próximo ao Aeroporto dura mais de 24h, atinge 3 hectares e mobiliza duas viaturas dos Bombeiros

Fumaça invadiu pistas da avenida Duque de Caxias em Campo Grande