Nos 11 primeiros dias de julho a soma das mortes de coronavírus já ultrapassou a quantidade total do mês anterior, junho. Em menos de duas semanas, foram confirmadas 71 mortes causadas pela doença no Mato Grosso do Sul.

Em 30 dias, junho teve 70 mortes causadas pela doença. Durante transmissão ao vivo, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, lembrou que “já temos mais mortes do que o mês de junho”.

No total, até este domingo (12), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou 161 óbitos causados por coronavírus. Lembrando que o número representa os casos analisados até o último sábado (11). “De ontem para hoje nós tivemos oito óbitos e temos alguns dados que nos preocupam”, alertou.

Assim, o secretário afirmou que “se continuarmos com esse crescimento de óbitos, devemos ultrapassar 200 óbitos no mês de julho”. Por fim, Resende destacou que o crescimento de mortes é diretamente relacionado com o aumento de casos de coronavírus no Estado. Neste domingo MS atingiu 13.197 pessoas infectadas pelo vírus.

“Isso se dá a medida que a doença avança, principalmente quando a gente tem pouca contribuição da população em relação ao isolamento social, uso de máscaras e também as regras de higiene”, considerou sobre as mortes.  

Histórico de mortes no MS – De acordo com dados da SES, em Março foi registrada a primeira morte causada por coronavírus no Mato Grosso do Sul, o mês se manteve com apenas um óbito. No mês seguinte, em abril, foram confirmadas 8 e em maio 11 mortes da doença. Já com avanço da Covid-19, doença  causada pelo vírus, MS registrou 70 mortes em junho.