Pular para o conteúdo
Cotidiano

Efeito pandemia: empresas de Campo Grande aderem a home office e encerram aluguéis

O novo modelo de trabalho imposto pela pandemia do coronavírus em várias partes do mundo fez com que empresas de diferentes setores reavaliassem a rotina de seus funcionários. Prática comum em grandes metrópoles, a entrega de imóveis e salas comerciais alugadas por empresas que dispensaram funcionários para trabalho domiciliar também chegou a Campo Grande. Com […]
Arquivo -

O novo modelo de trabalho imposto pela do coronavírus em várias partes do mundo fez com que empresas de diferentes setores reavaliassem a rotina de seus funcionários. Prática comum em grandes metrópoles, a entrega de e salas comerciais alugadas por empresas que dispensaram funcionários para trabalho domiciliar também chegou a .

Com o novo comportamento das empresas, o mercado imobiliário comercial também sente os reflexos e oscila entre altos e baixos, após a profunda crise econômica causada pela pandemia.

Corretor de uma imobiliária da Capital, Vitor Moriya, de 32 anos, revela exemplo de um escritório de cobrança que entregou seu espaço até então alugado. Ele explica que a direção do escritório tomou a decisão depois de optar pelo para os funcionários, medida que além de garantir segurança de quem trabalha, também reduz custos das empresas.

O profissional também avalia que com a queda de faturamento em razão da crise, as empresas que não conseguem entregar imóveis por ter necessidade de serviço presencial acabaram renegociando valores de aluguéis com os proprietários. Com isso, muita gente conseguiu reduzir o valor dos aluguéis até pela metade.

Além disso, o principal índice aplicado nos reajustes do valor da locação, IGP-M, está em elevação. Seu acumulado em 12 meses chega a 24,25%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Com essa porcentagem, o corretor teme que várias pessoas não conseguirão bancar o aluguel. “Se aplicar uma atualização de 24%, muitas pessoas não conseguirão honrar com os pagamentos. ”

Outra tendência de mercado como consequência do home office é a redução do tamanho dos espaços alugados pelas empresas. Com isso, muita empresa decidiu por mudar de endereço e trocar grandes imóveis por espaços menores.

Retomada

Se de um lado há empresas e escritórios que decidiram entregar seus pontos físicos e optaram por home office, de outro há empresários apostando no momento e buscando espaços físicos para alugar.

Thomaz Koltermann, gerente de outra imobiliária de Campo Grande, explica que em alguns casos, há até dificuldade para encontrar imóveis para aluguéis em pontos valorizados da cidade, como é o caso da Avenida Afonso Pena, principal via de Campo Grande.

Na avaliação do gerente, em caso de empresas em que o foco são clientes de alto padrão, consequentemente o capital das empresas são maiores e elas acabam optando por manter o modelo tradicional de trabalho presencial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com gols de Maicon e Vegetti, Vasco supera Vitória que afunda na tabela do Brasileirão

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Atacante holandês tentou uma cavadinha em cobrança de pênalti quando o placar ainda não havia sido aberto, mas acabou defendido pelo ex-goleiro corinthiano Walter

Cotidiano

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) revelam que em 2025, 88 postos em MS foram fiscalizados, sendo 22 deles autuados por irregularidades

Esportes

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Time de Bragança Paulista tem 17 pontos, um à frente do Palmeiras que domingo fará o clássico paulista diante do São Paulo, também pela oitava rodada

Cotidiano

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

"In Illo uno unum" são as palavras, pronunciadas em um sermão por Santo Agostinho, que o Pontífice escolheu como seu lema episcopal. Uma referência ao Bispo de Hipona também no brasão, com a imagem de um livro fechado sobre o qual repousa um coração transpassado por uma flecha