Pular para o conteúdo
Cotidiano

Durante pandemia, universidades particulares mantém pagamento de mensalidade

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as universidades particulares de Campo Grande irão manter o pagamento das mensalidades normalmente. As unidades estão entregando conteúdos da grade curricular por plataformas onlines. A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) substituiu as aulas presenciais pela digital temporariamen...
Arquivo -
(Foto: Arquivo Midiamax)
(Foto: Arquivo Midiamax)

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as universidades particulares de irão manter o pagamento das mensalidades normalmente. As unidades estão entregando conteúdos da grade curricular por plataformas onlines.

A (Universidade Católica Dom Bosco) substituiu as aulas presenciais pela digital temporariamente. Além disso, não houve alteração no valor da mensalidade, como prevista em contrato, mas o aluno que ficar inadimplente pode solicitar negociação da mensalidade atrasada.

“Neste momento todos os recursos serão necessários para manter a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal administrativo e docente da Universidade, para que as atividades continuem na maior normalidade possível, por isso, não estão previstas alterações no valor da mensalidade, decisão, amparada pela Nota Técnica nº 14/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para estudantes que estiverem sofrendo os impactos econômicos da atual situação, no momento da rematrícula, desde que comprovem a dificuldade financeira, estão previstas a flexibilização e a renegociação de mensalidades de 2020”, afirmou a nota.

A Uniderp também adotou o recurso de aulas onlines ministradas pelos professores nas duas unidades, a Matriz e a Agrárias. A previsão é que as aulas retornem dia 13 deste mês. Em nota, a universidade esclarece que o valor cobrado mensalmente corresponde a uma parcela do custo total do ano ou semestre letivo em curso.

“Os docentes seguem utilizando a mesma estrutura das aulas presenciais e trabalhando em jornada integral para que não haja qualquer prejuízo ao currículo e calendário escolar, em total consonância com as Portarias nº 343 e 345*. Não houve, portanto, qualquer redução de custos para a instituição, pois nossos professores continuam atuando intensivamente na preparação e transmissão das aulas, bem como na elaboração de atividades, exercícios e suporte aos alunos”.

O superintendente do (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul), Marcelo Salomão, explica que não há inflação tanto do aluno quanto da universidade, em uma situação inesperada como uma pandemia. Porém, como em contrato as aulas precisam ser presenciais, após o isolamento, a unidade precisa se programar para entregar o conteúdo pedagógico.

“O importante é a entrega do conteúdo programado, e na modalidade online não consegue entregar o que era de conteúdo presencial. As universidades presenciais não pagam tutor e sim professor, por isso a presencial é mais cara. Lembrando que a entrega do conteúdo programado também depende do encontro presencial entre aluno e professor. Após a pandemia, a universidade deve programar esse encontro. Se acontecer da pandemia durar mais dois meses, vai extrapolar o semestre, e extrapolando o contrato, o aluno não é obrigado a pagar o que não foi entregue”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, e continuidade da internação será reavaliada ao longo do dia

Trevo Imbirussu ganhará nova base da GCM e será revitalizado pela Prefeitura da Capital

Campo Grande será a capital brasileira do vôlei com estrelas em partidas da Supercopa

Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 1 recebem parcela de setembro nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Tragédia: quem era o médico e pecuarista que morreu na queda de avião em Mato Grosso do Sul? 

Híbrido e diferentão: a história por trás do veículo exótico que está roubando a cena em MS

BR-163 tem sete trechos interditados nesta quarta-feira; confira

Últimas Notícias

Música

Ana Castela é indicada ao Grammy Latino 2025; veja lista de brasileiros na premiação

Ana Castela conseguiu sua segunda indicação ao Grammy Latino, a premiação de música mais importante da América Latina

Transparência

Ex-prefeito do PSDB é condenado a pagar R$ 7,3 milhões por contratar coleta de lixo sem licitação

Político ainda ficará inelegível. Decisão ainda cabe recurso

Trânsito

Motorista perde controle, bate em carro estacionado e tomba em avenida no Rita Vieira

Uma criança de 2 anos estava no carro junto da mãe

Cotidiano

Pesquisadores identificam comportamento inédito em tatu-canastra no Pantanal

Equipe do ICAS acompanha indivíduos de tatu-canastra há 15 anos e nunca havia registrado tantos dias de inatividade