Um decreto da prefeita Délia Razuk (sem partido) libera a visitação em cemitérios da cidade durante o . Entretanto, a  medida publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (22) estabelece algumas regras de biossegurança que devem ser cumpridas no feriado do dia 2 de novembro.

Entre as medidas exigidas, “é obrigatório o uso de máscaras durante todo o período de permanência nos cemitérios e capelas, pelos funcionários, colaboradores, visitantes e público em geral, sendo preferencialmente de tecido de dupla camada ou TNT (tecido não tecido), sendo que devem ser seguidas as boas práticas de uso, remoção e descarte”.

“Para realização de cerimônias religiosas deve-se observar o Decreto Municipal vigente acerca das normas de biossegurança sobre as igrejas e templos religiosos. Em espaços abertos permitidos deve-se delimitar área para o culto religioso ou evento similar com 30% (trinta por cento) de lotação”', diz o inciso I do artigo 1º.

Nesse mesmo dispositivo, a medida também estabelece que é será necessário fazer controle de acesso, respeitando a taxa de ocupação de 4 m² (quatro metros) por pessoa e garantindo distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas.

Além disso, fica recomendado que não haja práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico, devem ser adotadas medidas para evitar qualquer forma de agrupamento de pessoas.

A medida também orienta as pessoas para evitar aglomerações nos corredores dos cemitérios e que o trânsito de pessoas deve ser organizado, garantindo o distanciamento de no mínimo 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas.