Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dia de combate ao fumo: MS deve fechar ano com mais 460 casos de câncer de pulmão

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado neste sábado (29), com objetivo de sensibilizar a população aos danos causados pelo tabaco. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) é de que 2020 termine com 460 novos casos de câncer de pulmão. O número é alarmante, tendo em […]
Arquivo -

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado neste sábado (29), com objetivo de sensibilizar a população aos danos causados pelo tabaco. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) é de que 2020 termine com 460 novos casos de câncer de pulmão.

O número é alarmante, tendo em vista que são 31,33 novos casos para cada 100 mil habitantes e que o paciente com câncer de pulmão tem uma das menores taxas de sobrevida ao diagnosticar a doença, cerca de 20%.

Segundo o diretor clínico do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em , João Paulo Vendas, “o tabagismo adoece o pulmão e o torna mais suscetível a infecções e tudo que ocorre depois disso torna a condição do paciente muito mais grave, o câncer é um deles, a mortalidade de câncer de pulmão chega a 80% dos pacientes”.

Em 2020, a data continua a trabalhar o tema Tabagismo e (). Isso porque o tabagismo — também considerado uma pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — tem papel de destaque no agravamento da pandemia de Covid-19, já que é fator de risco para transmissão do vírus e para o desenvolvimento de formas mais graves de Covid-19.

Tabagismo e coronavírus

Fumantes parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca.

Além disso, o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por isso, é possível dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19 e que é um agravante da doença: devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

Combate ao fumo

O Brasil é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como referência mundial no controle do tabagismo. Isso porque além da proibição de publicidade, da inserção de advertências nos maços, do aumento de impostos e da proibição do fumo em ambientes fechados, uma política de sucesso adotada no Brasil foi o tratamento gratuito para o dependente de nicotina no Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

Últimas Notícias

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua estreia na Copa América. Em noite discreta de Marta, titular, o time de Arthur Elias criou pouco, apresentou falhas no meio-campo no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda (Chillogallo), mas confirmou o favoritismo na altitude de 2.850 … Continued

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores