Com aumento exponencial no número de casos de coronavírus e a queda na disponibilidade de leitos UTI em , o retorno das aulas em escolas particulares – que seria a partir de 1º de julho – fica suspenso, segundo informou Marquinhos Trad (PSD) ao Jornal Midiamax nesta quarta-feira (24).

A decisão foi tomada em reunião nesta tarde entre integrantes do MPMS (Ministério Público Estadual), prefeitura e representantes de escolas particulares. “Nova reunião será no dia 14 de julho, quando teremos um balanço das estatísticas para reanalisar o plano de biossegurança”, informou o prefeito.

Apesar da pressão das escolas particulares em retornar com as aulas presenciais, Marquinhos lembrou que, quando a data 1º de julho foi definida, há 15 dias, a situação da era diferente. “Há duas semanas, a taxa [de ocupação dos leitos UTI] era entre 9% e 11%. Passaram-se 15 dias, hoje a taxa está entre 65% a 70%. O número de casos também foi crescente”, pontuou.

Ainda conforme o prefeito, seria contraditório permitir o retorno das aulas em meio a atitudes mais rígidas para barrar o avanço da . “Dobramos número de fiscais [nas barreiras] a partir de amanhã, decretamos obrigatoriedade do uso das máscaras, tornamos mais rígido o toque de recolher, estamos comprando mais leitos e tivemos a vinda de 29 novos . Com todas essas medidas, de cautela e prudência, não seria uma atitude no mesmo sentido a prefeitura determinar o retorno das aulas”, avaliou.