Em meio à pandemia de , a população encontra-se diante de um cenário mundial de quarentena e . As contas, porém, não param de chegar e a preocupação em quitá-las aumenta, ainda mais para quem teve parte da renda prejudicada.

Para colaborar durante esse período de distanciamento social, estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande (UFGD) reuniram dicas que poderão ajudar a conseguir algumas fontes alternativas de renda extra.

Bazar online

Essa é a hora para fazer uma boa organização em casa e ainda ganhar dinheiro: separe objetos que não utiliza e que estejam em bom estado, como roupas, utensílios de casa, acessórios, sapatos. Muitas dessas coisas podem ser úteis para outras pessoas.

Anuncie tudo em sites de vendas online ou divulgue em suas como Facebook e Instagram. Essa é uma solução inteligente e eficiente pois é uma época em que pessoas procuram mais itens de segunda mão a fim de economizarem. Dessa forma você ajuda o meio ambiente, ganha dinheiro extra e libera espaço no seu guarda-roupa.

Use seus dons culinários a seu favor

Qual sua especialidade? Doces, tortas, bolos, pratos prontos? Essa é a época certa em utilizá-los, pois muitas pessoas estão em casa, dentre elas as que não cozinham, então pedidos por delivery estão em alta. É uma oportunidade de entrar de cabeça no ramo de comidas sob encomenda.

Comece em seu grupo de familiares e amigos e aos poucos seu público poderá se expandir, afinal, recomendações de amigo pra amigo influenciam a decisão de muitos.

ATENÇÃO: se em sua casa tiver caso confirmado ou suspeito de contaminação pelo coronavírus, NÃO prepare alimentos que serão consumidos por outras pessoas. Os riscos de contaminação ainda são incertos.

Tutoria online

Pessoas em casa ficam entediadas facilmente e procuram aprimorar seus conhecimentos ou aprender coisas novas. Utilize áreas que você domina e ofereça aulas online por um preço legal. Caso não tenha ideia de como fazer isso, acesse o link: https://blog.hotmart.com/pt-br/como-fazer-videoaulas-atraentes/. Neste blog tem várias dicas confiáveis de como planejar, realizar e divulgar essas aulas.

 

Aqui vão algumas sugestões do que poderá ensinar:

Artesanato;

Costura;

Elaboração de convites;

Aulas de idiomas;

Aulas de reforço para as crianças;

Edição de fotos;

Produção gráfica;

Aulas de desenho

Aula de instrumentos.

Suas habilidades como maiores aliadas

Não somente poderá ensinar outros como também vender seus serviços. Por exemplo, que tal revisar trabalhos de amigos ou oferecer serviços de edição de imagem e cobrar por isso?

Também vale, se souber costurar, conserto de roupas ou venda de máscaras customizadas. Nessa época a procura por esses serviços também estão muito em alta. Divulgue-as nas redes sociais, e combine os valores pelo WhatsApp. Pagamento por depósitos diretos na sua conta é uma ótima opção, assim você evita compartilhar possíveis cédulas contaminadas. Lembre-se: faça tudo de acordo com as normas de segurança sanitária, cuide de si e dos outros.

Para quem tiver interesse, a professora Elise Zaro, responsável pelo projeto, está à disposição de forma virtual para auxiliar, basta enviar e-mail para o endereço [email protected] Estas orientações fazem parte do projeto de extensão “Manutenção do orçamento doméstico diante da crise do COVID19 – Dicas e esclarecimentos a comunidade em geral”. (Informações da assessoria)