Pular para o conteúdo
Cotidiano

Médico tem autonomia para tratar pacientes com cloroquina, reitera CRM-MS

O CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) publicou uma nota nesta quarta-feira (1°), explicando que os médicos que atenderem pacientes, seja no estágio inicial do coronavírus, estarão tendo suporte necessário para fazerem o uso da cloroquina. O medicamento chegou a ser alvo de debate da OMS (Organização Mundial da Saúde) e […]
Arquivo -

O CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) publicou uma nota nesta quarta-feira (1°), explicando que os médicos que atenderem pacientes, seja no estágio inicial do , estarão tendo suporte necessário para fazerem o uso da . O medicamento chegou a ser alvo de debate da OMS (Organização Mundial da Saúde) e foi estudado em artigos científicos.

Diante do avanço de casos no estado sul-mato-grossense, são 8.676 casos confirmados até a última atualização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o conselho especificou que “considere o emprego do tratamento medicamentoso precoce em seus pacientes, em decisão compartilhada com estes”, esclarecendo que o uso do medicamento deve ser aprovado por ambas as partes. “Outrossim, devemos ressaltar que o Código de Ética Médica, artigo 52, prevê como falta ética que médicos em função de chefia interfiram ou modifiquem a prescrição de outro médico”, diz outro trecho da nota.

Para ressaltar a autonomia dos médicos nestes casos, o CRM-MS relembrou a mudança feita pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) no parecer 04/2020, onde reconhece que “diante da excepcionalidade da situação e durante o período declarado da pandemia, não cometerá infração ética o médico que utilizar a cloroquina ou hidroxicloroquina, nos termos expostos, em pacientes portadores da ”.

O CRM-MS ainda pede que se tenha racionalidade no uso dos testes rápidos para a confirmação laboratorial. A explicação para o pedido é referente aos resultados falsos negativos e que pode acabar prejudicando o entendimento do paciente e também dos médicos que estão no tratamento. Por isso, é feito o pedido de que os testes RT-PCR seja utilizado na primeira semana do quadro de sintomas do coronavírus.

“Pedimos aos gestores que envidem esforços para viabilizar aos médicos e pacientes interessados em adotar tratamento precoce os meios para tanto, disponibilizando as medicações e recursos de diagnóstico complementar necessários”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético abre 2 a 0, joga com um a mais e cede empate ao Bolívar na Sul-Americana

Homem é executado a tiros na frente da esposa em Dourados

Botafogo cede empate ao Mirassol após abrir 3 a 0 e torcida vaia time e Ancelotti

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

Últimas Notícias

Esportes

Quarteto paulista vai às quartas de final da Copa do Brasil Feminina

Corinthians foi o primeiro a se garantir nas quartas de final

Brasil

Câmara aprova urgência para projeto de anistia

O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto

Trânsito

Acidente entre carretas deixa um morto na MS-320

O veículo que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo

Colunas

Desembargadora é indicada pelo STF para compor CNJ

A desembargadora integra a 5ª Câmara Cível