A SES (Secretaria Estadual de Saúde) disse que os insumos para atender a demanda de exames para testar o Covid-19, o novo coronavírus, nos pacientes em MS, são suficientes apenas para a atual demanda. Na sexta-feira (20), novos materiais serão entregues ao Lacen (Laboratório Central).

Ao Jornal Midiamax, alguns moradores afirmaram que buscaram atendimento nas unidades de saúde de e, preocupados por apresentarem sintomas do coronavírus, pediram para testar a doença, mas tiveram negativa.

No entanto, a (Secretaria Municipal de Saúde) esclareceu que os pacientes somente são submetidos ao exame se forem encaixados nos critérios do e se o profissional que o atender avaliar que precisa acionar o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) do Estado.

Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (17), a secretária adjunta da SES, Crhistine Maymone, o responsável por avaliar se o paciente está ou não com a suspeita da doença é o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde). Conforme ela, quando o paciente procura uma unidade de saúde em MS, a unidade avalia o caso e aciona o CIEVS.

A partir daí, o CIEVS é quem fica responsável por considerar o caso suspeito ou não. Se o paciente for considerado um caso suspeito, somente então que o centro de análise faz a coleta de material e envia para o Lacen.

Segundo a secretária da SES, o Lacen fez 16 exames para avaliar o coronavírus no no sábado (14), 15 no domingo (15), 10 nesta segunda-feira (16) e na terça-feira (17), foram realizados 32 exames. O resultado sai sempre entre 24 a 72 horas.