Esta semana ficou mais curta para alguns trabalhadores e servidores públicos, que já folgam a partir desta quinta-feira (9) por conta do feriado nacional Sexta-feira da Paixão. O ponto facultativo e o feriado emendam com o fim de semana e somam quatro dias de folga. Lembrando sempre que a recomendação é de ficar em casa devido a pandemia de .

Caso seja extremamente necessário sair de casa, confira o que abre e fecha no feriadão em :

Prefeitura

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo nas repartições públicas já nesta quinta-feira (9), véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão. A decisão também está relacionada ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. O ponto facultativo não se aplica aos servidores essenciais à população, como os profissionais da saúde. 

Governo do Estado

O Governo também decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais para a quinta (9) e há feriado na sexta-feira (10). Com isso, os servidores poderão ‘emendar’ o feriadão de quatro dias. A medida não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população, como por exemplo a área da Saúde. 

TJMS

Alguns serviços, como o plantão judiciário do TJMS (Tribunal de Justiça de ) funcionarão durante o feriado por meio de aplicativos e ligações telefônicas. Confira os telefones dos servidores em plantão. Fórum de Campo Grande: Cível: (67) 9134-3634; Criminal: (67) 9325-1794. Tribunal de Justiça: (67) 9120-0618 (claro).

Saúde

Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) também ficam fechadas em Campo Grande. Apenas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertas 24 horas.

Campo Grande possui quatro CRS, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Comércio

O comércio deve fechar no feriado de sexta-feira (10). Segundo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), os empresários fecham as portas, mas retornam no dia seguinte. O atendimento será realizado das 9 horas às 18 horas no sábado (11).

Shoppings

Os shoppings de Campo Grande estão fechados devido à pandemia de coronavírus. 

Supermercados

Os supermercados devem abrir normalmente na sexta-feira da Paixão (10), desde que concedam folga compensatória aos funcionários. Supermercados também devem abrir no domingo de (12), segundo a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados).

Ônibus

O transporte público funciona em escala de feriados com redução de frota.

​Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

R. Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)