O último boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado na tarde da terça-feira (25), trouxe que há 24 casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, com 38 casos suspeitos, em investigação.

Diante do crescimento dos casos, municípios de MS já preparam sistemas para triagem dos pacientes infectados. Em , por exemplo, um hospital de campanha foi montado no Parque Ayrton Senna exclusivamente para triagem de Covid-19. A estrutura ainda não está em funcionamento porque aguarda equipamentos para começar a efetuar atendimentos – o que deve ocorrer nos próximos dias.

Neste caso, a (Secretaria Municipal de Saúde) orienta campo-grandenses a saberem quando e se devem procurar atendimento médico na estrutura atual, bem como aonde devem ir, caso apresentem sintomas como coriza, febre e tosse. Vale lembrar que eles podem ser tanto de gripe, como de Covid-19.

Vale lembrar que para a maior parte da população os sintomas podem ser leves. O que se observa é que idosos e pessoas com doenças crônicas tendem a desenvolver a forma grave da Covid-19. Desta forma, a depender dos sintomas, é recomendado apenas ficar em casa, em isolamento, até os sintomas passarem, por 14 dias, já que cada deslocamento pode ocasionar um novo número de infectados.

Suspeita de coronavírus? Confira casos onde e quando procurar médico em Campo Grande
Foto: Reprodução | | Facebook

O que fazer

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, enquanto o hospital de campanha não entra em funcionamento, os atendimentos devem obedecer a seguinte recomendação:

  • Quem apresentar coriza deve ficar em casa e não precisa procurar atendimento médico.
  • Quem apresentar coriza e febre deve ficar em alerta, mas ainda não precisa procurar atendimento.
  • Quem apresentar coriza, febre e tosse deve procurar atendimento em um posto de saúde – onde o caso será avaliado e, a depender dos fatores (como contato com alguém comprovadamente com Covid-19), poderá ser feito teste.
  • Já quem apresentar coriza, febre, tosse e falta de ar – os sintomas clássicos do Covid-19 – deve ir ao serviço de urgência, que ocorre nas UPA (Unidades de Pronto Atendimento), CRS (Centros Regionais de Saúde), onde o caso também passará por avaliação.