Durante a , muita gente deixou o lazer de lado para se prevenir. Mas, aos poucos o novo normal tem feito parte da vida do sul-mato-grossense. O turismo e opções de lazer, como balneários e pesqueiros, também tiveram que se adaptar às recomendações sanitárias, para abrir as portas e se reerguer.

Redução na capacidade de atendimento, distanciamento, uso de produtos descartáveis, álcool em gel e máscaras agora fazem parte do dia-a-dia. Para quem chegou a fechar as portas, a lista de medidas de biossegurança, só reforçou a vontade de retomar os negócios.

“Chegamos a fechar no começo da pandemia e demos aos funcionários, mas depois, adotando as medidas e seguindo os decretos, fomos nos adaptando”, destacou Clayton Yamazato, proprietário do Pesqueiro Nippon, em . Segundo ele, os funcionários usam máscaras e o local disponibiliza álcool em gel.

Com capacidade para cerca de 600 pessoas, hoje o local atende até 150. Ainda assim, muita gente ainda insiste em usar o parque para crianças e a piscina. “As pessoas não entendem muitas vezes que não podemos abrir e ainda insistem”, disse o empresário.

No Pesque e Pague Irmãos Valente, em Campo Grande, a preocupação com as determinações municipais é aliada. Com 15 quiosques, todos com distância exigida, o local oferece opção para a família, com capacidade para 80 pessoas. “Domingo passado quando foi 15 horas, tive que fechar as portas, porque já estava no limite”, revelou o proprietário, Carlos Valente.

O empresário diz que espera um movimento bom neste feriado e está otimista. “Eu não quebrei porque foi coisa de Deus, fiquei três semanas fechado e os boletos começaram a chegar. Tive que trabalhar e agora está normalizando e estamos tomando todos os cuidados”, destacou Valente.

Elisabeth Kochya também está otimista para um bom movimento no Pesque e Pague Harmonia, após sentir uma redução de quase metade no movimento, após a pandemia. “Estamos mudando, nos adaptando aos decretos da prefeitura”, destacou. O local também se adaptou ao protocolo de biossegurança. São 24 quiosques, com um espaço para 150 pessoas.

Interior

As cidades turísticas de , como e Rio Verde de Mato Grosso, estão retornando aos poucos com as atividades. No Balneário do Meca, o atendimento é de 30% da capacidade. O local, que trabalhava antes com almoço, hoje pede para que os clientes levem sua refeição.

“Ficamos três meses fechado e só reabrimos seguindo as recomendações”, afirmou a proprietária do balneário, Fabiana de Figueiredo.

O cliente pode levar sua refeição e até a carne para assar, mas bebida somente em lata. O local tem opção para day use, camping, cachoeiras e dois apartamentos. “É um espaço grande, as pessoas ficam afastadas. Um ótimo lugar para vir com a família”, frisou Fabiana. Caso atinja o limite, o local não permite entrada de pessoas.

Rio Verde também tem a opção do Balneário do Didi, com day use, camping e hospedagem para 210 pessoas.

Bonito

Bonito retornou com as atividades no balneário municipal, após 130 dias fechado. O local vai operar com capacidade reduzida e as churrasqueiras fechadas. Também ficam proibidas aglomerações de qualquer tipo, incluindo rodas de tereré e narguilé.

A capacidade máxima será de 200 bonitenses e 100 turistas por dia, entre as segundas e sextas e 300 bonitenses e 100 turistas aos finais de semana. A cidade também tem o Camping Rio Formoso e Bosque das Águas.

Todos os pontos turísticos e de lazer estão funcionando no município, seguindo os protocolos de biossegurança. Uma exceção é a gruta do Lago Azul, que não foi autorizada a retomar atividades.

Endereços

O Pesqueiro Nippon fica em área rual, atrás do Conjunto José Abrão, em Campo Grande. O funcionamento é das 8h, até às 18h, inclusive no próximo feriado. Telefone: (67) 99987-4970.

Pesque e Pague Irmãos Valente fica na rua Quiri-Quiri, 60, Bairro Enseada dos Pássaros, Campo Grande. O horário de funcionamento é das 8h às 19h. Telefone: (67) 9 9253-1447.

O Pesque e Pague Harmonia fica localizado próximo ao aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. O funcionamento aos finais de semana é das 7h30 as 17h. Telefone: (67) 99986-2412.

Balneário do Meca: Telefone: (67) 99904-1206

Balneário Sete Quedas do Didi: (67) 99963-5204

Balneário municipal de Bonito: (67) 3255-1351

Bosque das Águas: (67) 99298-0505