Com o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e demais orientações do Ministério da Saúde, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou hoje (13) uma nota de orientação aos bispos locais pais. A orientação é evitar o “abraço da paz” comum nas missas católicas.

A carta também orienta para que seja adiado ou cancelado eventos de aglomeração de pessoas. “Aos bispos locais orientarem seus diocesanos a observarem as regras de higiene compatíveis com o momento, o que vem acontecendo desde a divulgação da chegada do vírus no país. A grande maioria das dioceses está adotando três medidas básicas em comum para evitar a propagação da doença: não realizar o “abraço da paz”, evitar segurar nas mãos na oração do Pai Nosso e orientar os fiéis a receberem a hóstia na mão na hora da comunhão”, explica a nota.

O administrador apostólico de Brasília, cardeal Sérgio da Rocha, reafirmou a necessidade de a Igreja colaborar, com responsabilidade, para a prevenção da propagação do coronavírus, tomando as medidas necessárias no âmbito da Arquidiocese de Brasília. Ainda segundo o cardeal, embora eventos próximos sejam reprogramados, as missas continuam a ser celebradas.

Outras medidas orientadas pelas paróquias e comunidades católicas listadas são:

Aos padres e ministros, distribuir a comunhão somente na mão e garantindo que o fiel comungue diante do ministro;Aos fiéis, evitar o aperto de mãos durante a acolhida ou na saída da igreja;

Não dar as mãos durante a oração do Pai nosso;

Não realizar o abraço da paz.

Veja o pronunciamento clicando aqui.