Cotidiano

Como saber se uma loja virtual é confiável?

Comprar na internet pode ser um pesadelo para muita gente. Com o excesso de informações, é importante saber analisar com cautela. Por exemplo, atualmente existem muitos e muitos sites com matérias falsas. As famosas Fake News agora estão até mesmo no marketing, se já não bastassem na política! Ás vezes, procuramos matérias se determinado site […]

Produção Publicado em 12/11/2020, às 15h55

None

Comprar na internet pode ser um pesadelo para muita gente. Com o excesso de informações, é importante saber analisar com cautela. Por exemplo, atualmente existem muitos e muitos sites com matérias falsas. As famosas Fake News agora estão até mesmo no marketing, se já não bastassem na política!

Ás vezes, procuramos matérias se determinado site é confiável e não conseguimos ter certeza. Uns dizem que sim, outros afirmam que não. É um tal de marketing antiético para todos os lados. Uma empresa buscando desfavorecer a outra para atrair mais clientes.

Portanto, no meio dessa guerra toda, sobra para o cliente procurar saber o que realmente é verdade. E sim, isso pode ser muito mais difícil do que parece!

No entanto, existem algumas dicas específicas para que se descubra se determinada loja virtual é segura e confiável. Quer saber que dicas são essas? Continua a leitura que iremos te apresentar algumas características.

Sites de reviews

Existem alguns sites de reviews como oAnalise Loja que fazem diariamente conteúdos sobre empresas e sites virtuais. Lá, é possível encontrar a opinião de uma pessoa que realmente comprou um determinado produto da marca.

São pessoas reais e dispostas a ajudar. Não é um depoimento escolhido pela marca para provocar favorecimento. É a verdade nua e crua. Portanto, busque sempre por esse tipo de conteúdo.

Além disso, sites como esses costumam pesquisar a reputação da empresa. Ou seja, mostram os dois lados da mesma moeda. Trazem quais os pontos positivos e negativos de comprar online, quais as reclamações e elogios dos clientes.

Reputação Reclame Aqui

Geralmente, é possível encontrar essa reputação ao pesquisar no Google. Por exemplo, digite na sua barra de pesquisa “Estrela 10 é confiável? Reclame Aqui”, irá encontrar todos os depoimentos dos clientes que compraram na loja virtual e estão insatisfeitos.

A plataforma irá te apresentar qual a quantidade de reclamações e quantas delas foram respondidas. Além disso, ao final do “atendimento”, os clientes ainda podem dar uma nota de satisfação. Em suma, ela acaba variando de 1 a 5 estrelas.

Com base nisso, o Reclame Aqui cria uma tabela de porcentagem com uma nota final. Se a empresa é classificada como “regular”, já é importante tomar certa cautela antes de realizar as compras.

O recomendado é que ela tenha uma classificação de “boa” ou “ótima”.

Criar uma balança com os dados Ebit

Claro, é muito importante analisar quais são as reclamações de determinada loja online. Mas, quais serão os prós dela? Quais serão os aspectos positivos? Reclamações sempre irão existir, mesmo que o atendimento seja ótimo e os produtos, impecáveis. Por isso, você deve saber encontrar os elogios.

Isso é possível no site Ebit. Muitos clientes deixam os comentários positivos lá. Portanto, pesquise sobre a reputação da empresa nesta plataforma. Coloque na balança os aspectos negativos do Reclame Aqui e os positivos do Ebit.

Esse é o momento de analisar o que é mais importante para você. Por exemplo, se no Reclame Aqui reclamam que as entregas dos Correios demoram e, no Ebit encontrou que os produtos são de qualidade com preço baixo. Você prefere economizar e esperar um pouco mais? Prefere que o item chegue o mais rápido possível? Relacione esses dados com as suas preferências e desejos.

No entanto, é claro: se em ambos os sites as avaliações forem negativas, a melhor opção é ir em busca de outra empresa para realizar as compras.

Preocupação com a segurança

Sabe aquele pequeno cadeado ao lado do link de pesquisa? Ele se deve pelo “httpS://”. Quando não o encontramos, significa que o link está desprotegido à ameaças, ou seja “http://”. Geralmente o sinal de falta de proteção é definido com um cadeado aberto.

Quando o site possui a certificação SSL, demonstra que todos os dados estãos seguros e criptografados. Além disso, todos eles possuem um protocolo de segurança. Dessa forma, se o site online não possuir essa certificação, o usuário irá receber uma mensagem do dispositivo informando que a conexão não é segura.

Redes sociais

Muitos clientes acabam não dando a devida atenção às redes sociais. Claro, analisar as reputações do Reclame Aqui e Ebit é muito mais importante, sem sombra de dúvidas.

Mas, vamos supor que estas empresas estejam em análise nas plataformas citadas. Elas ainda não possuem uma avaliação. Isso pode ocorrer principalmente se a empresa for estrangeira, já que os sites são brasileiros. É neste momento que se deve correr para as redes sociais.

Veja se são ativos, se postam algo e quando foi a última publicação. Um fator bem interessante é analisar quantas curtidas e seguidores eles possuem.

Geralmente, existem muitos golpistas que vendem somente por redes sociais. Se a página for pequena e não encontrar depoimentos, pense em procurar outra loja online.  Vale ressaltar que essa tática não vale para marcas de bairro. Aquelas que você já conhece mas mesmo assim são pequenas em redes sociais como Facebook e Instagram.

Informações de contato com a empresa

Em alguma página da loja online você poderá encontrar as informações de contato e o endereço. Normalmente, é usado o DDD de onde se encontra a sede da marca ou portal de atendimento. Portanto, analise qual é o número e pesquise no Google para descobrir se é o mesmo que determinada região.  Se sentir-se inseguro (a), ligar para ter certeza também é uma opção.

Além de analisar o número, pesquise no Google pela localização. Na maioria dos casos, as empresas registradas adicionam a localização no Google para que mais clientes possam encontrar.

Após achar essa localização, analise o número de classificações de outros clientes na plataforma Maps. Veja o que outras pessoas que estavam no mesmo local têm para dizer.

Toda empresa tem uma história para mostrar!

Toda loja online que realmente é confiável e segura tem uma história para mostrar. Faça o teste você mesmo (a): Entre em uma loja famosa e confiável como a Estrela 10, na página de rodapé será possível encontrar a categoria “Quem somos”. Ao clicar nele, é possível descobrir toda a trajetória da marca, desde a sua origem.

Quando não encontrar botões de rodapé com “Quem Somos”, “Sobre”, pode identificar que a empresa é muito nova no mercado ou não quer mostrar sua verdadeira origem. Não é possível encontrar uma loja com mais de 1 ou 2 anos que não tenha sua história em algum local do site online.

Todas elas possuem um cantinho especial para contar a história desde o nascimento, quando eram bem pequenas e foram planejadas!

Geralmente, lá é possível encontrar o nome do criador e datas. Quando todas essas informações estão ocultas, é porque algo não está tão confiável e aberto ao público! Uma empresa honesta e segura não tem motivo algum para ocultar um fato tão importante!

E então, tem mais alguma dica?

Enfim, essas são as principais dicas para descobrir se determinada loja online é confiável ou não. Existem muitos outros pequenos detalhes que podem ser analisados, como o CNPJ. No entanto, preferimos citar os mais básicos para que você possa colocar em prática logo após a leitura deste artigo.

E então, tem mais alguma dica de como saber se uma loja online é segura? Deixa aqui nos comentários quais foram suas experiências!

Jornal Midiamax