Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com pandemia, aulas presenciais seguem sem prazo de retorno nas universidades públicas de MS

Diante da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, diversos setores foram afetados e precisaram modificar as atividades planejadas para 2020. Um deles é o da educação, no ensino superior, diversas universidades suspenderam as aulas presenciais e cancelaram até mesmo o calendário acadêmico deste ano. Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), as aulas […]
Arquivo -
(Foto: Arquivo Midiamax)
(Foto: Arquivo Midiamax)

Diante da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, diversos setores foram afetados e precisaram modificar as atividades planejadas para 2020. Um deles é o da educação, no ensino superior, diversas universidades suspenderam as aulas presenciais e cancelaram até mesmo o calendário acadêmico deste ano.

Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), as aulas presenciais foram suspensas e o sistema virtual de ensino foi adotado. Segundo a instituição, “por enquanto não há alteração de calendário acadêmico e nem da data de retorno” para as aulas presenciais.

Em nota, a UFMS explicou que as unidades da instituição tiveram até a última segunda-feira (27) para enviar um retorno sobre a Matriz do Plano de Contingência e as necessidades de estudos de biossegurança. Segundo a universidade, o plano “indica uma série de medidas que devem ser tomadas antes de se planejar o retorno presencial das atividades administrativas e acadêmicas”.

Já na (Universidade Federal da Grande ) o calendário acadêmico foi suspenso por tempo indeterminado. Em relação ao retorno das aulas à distância, a instituição informou por nota que ainda estuda a viabilidade para alunos e professores.

Uma das questões levantadas é “a ausência ou insuficiência de estruturas de telecomunicação por parte de alunos e de docentes, o que impede ou dificulta a participação em aulas e atividades a distância”. Sobre os estudos para possível retorno das aulas presenciais a universidade informa que estão sendo feitos com acompanhamento das determinações e diretrizes governamentais, como o Ministério da Educação e o .

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) suspendeu as aulas presenciais e recentemente divulgou a decisão de antecipar o recesso do meio do ano, para alunos e professores. As férias agora deverão acontecer entre 04 e 17 de maio.
O (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) manteve o calendário acadêmico de 2020, mas suspendeu as aulas presenciais até o dia 02 de maio. Como a data de retorno está próxima, o instituto irá realizar uma nova reunião para definição das medidas que serão tomadas.
Com a suspensão do ensino presencial, o IFMS também adotou aulas em ambiente virtual. “O IFMS está realizando uma pesquisa junto à comunidade para saber quais as dificuldades que estudantes e servidores enfrentam com a adoção das atividades não presenciais”, lembram em nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: sucuri é flagrada entre rodas de caminhão após viajar por alguns quilômetros

VÍDEO: Gol fica destruído por incêndio no Jardim Leblon

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Irmãos condenados por estupro de crianças são presos em Terenos

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

vacina covid-19

Covid é principal causa de internação por síndrome respiratória no Rio

Últimas Notícias

Economia

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Os industriais estão nos Estados Unidos em uma comitiva liderada pela CNI

Polícia

Um é preso com carro roubado no DF e 1,3 tonelada de maconha

A droga apreendida está avaliada em R$ 3,8 milhões

Trânsito

VÍDEO: incêndio destrói carreta em Iguatemi

A informação é a de que ninguém ficou ferido

Esportes

Brasil é dominante e vence Chile em noite do 1º gol de Estêvão e retorno triunfante de Paquetá

A noite foi especial também para Lucas Paquetá