Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais de 59 mil casos, MS é o 2° no ranking nacional com maior incidência de dengue

Mato Grosso do Sul registrou nos últimos 7 dias mais 1.407 casos de dengue e segue segunda posição no ranking nacional de Estados com maior incidência da doença. Ao todo, até a quarta-feira (27) o Estado contabiliza 37 óbitos, segundo informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Liderando o ranking de notificações no Estado […]
Arquivo -

registrou nos últimos 7 dias mais 1.407 casos de e segue segunda posição no ranking nacional de Estados com maior incidência da doença. Ao todo, até a quarta-feira (27) o Estado contabiliza 37 óbitos, segundo informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Liderando o ranking de no Estado está Campo Grande com 12.569 casos da doença, em seguida vem com 4.682, depois Corumbá com 3.713, Três Lagoas com 3.664, Naviraí com 2.906 e Amambaí com 2.126.

Acima os mil casos ficaram São Gabriel do Oeste com 1.693, Paranaíba 1.304, Chapadão do Sul 1.188, Caarapó 1.082, Brasilândia 1.025 e Dourados 1.023. Os outros 67 municípios registraram ao menos um caso de dengue.

Das 37 mortes registradas pela doença no Estado, 23 pacientes tinham comorbidades (caso daqueles com hipertensão). Ao todo foram registradas 8 mortes em janeiro, 8 em fevereiro, 11 em março, 6 em abril e, até agora, 4 em maio.

Campo Grande teve 7 mortes, ante 4 registrada em Corumbá; 3 em Dourados e Naviraí; 2 em Chapadão do Sul, Caarapó e Mundo Novo; e 1 em Aquidauana, Bodoquena, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Costa Rica, , Paranaíba, Sidrolândia, Nova Andradina, Itaporã, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Itaquiraí e Sete Quedas.

Alta incidência

Vale lembrar que, todos os municípios do Estado se encontram em alta incidência de dengue, conforme a SES. A situação é qualificada quando a presença da doença supera 300 notificações a cada grupo de 100 mil habitantes. A incidência em Mato Grosso do Sul é de 2.135.

No entanto, alguns municípios do Estado mantêm incidência ainda maior. É o caso Douradina 6.499 por 100 mil e São Gabriel do Oeste 6.324, Novo Horizonte do Sul com 6.318.

Em Campo Grande, com 12.103 notificações e 895.982 habitantes, a taxa é de 1.350,8 por 100 mil (4,5 vezes o mínimo para ser considerada de alta incidência). As menores incidências ocorrem em Terenos (325,6), Selvíria (398,2) e Aparecida do Taboado (415,6).

Faixa etária

A maioria dos casos notificados está concentrada entre mulheres (56,2% do total de pacientes). Dentre as faixas etárias, o grupo de 20 a 29 anos representa 19,53% dos doentes; o de 30 a 39 anos, 17,75%. e o de 10 a 19, 16,58%.

Também representam quantia considerável entre os pacientes de dengue aqueles com idade de 40 a 49 anos (14,35%), 50 a 59 (11,37%), 1 a 9 anos (8,32%) e de 60 a 69 anos (6,66%).

Nos extremos, os pacientes com 70 a 79 anos são 3,11% do total; os com menos de 1 anos, 1,30%; e aqueles com mais de 80 anos, 1,03%.

A Capital também é a única cidade que registra três tipos diferentes do vírus da dengue em circulação (1, 2 e 4). Em 6 municípios, estão ativos os tipos 1 e 2; em 4, os tipos 2 e 4; e em 49 apenas há circulação ativa do tipo Denv-2. Em 19 cidades não há registro de sorotipagem até o momento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova Fundação Caixa para apoio de políticas públicas

VÍDEO: fogo se alastra em vegetação próximo da UCDB

Gui Negão brilha, Corinthians elimina o Athletico-PR e avança às semifinais da Copa do Brasil

Carreta carregada com milho pega fogo após pneu estourar

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos disfarçava mais de R$ 600 mil em propina falando de carro: ‘motor é 3.1?’

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

STF faz maioria para condenar Cid por abolição do Estado democrático de Direito

Jogos da Juventude são abertos oficialmente com acendimento da pira

Últimas Notícias

Brasil

Aprovada urgência de PL que libera R$ 1,5 bi para saúde e educação

Projeto pode ser votado diretamente em plenário

Polícia

262 kg de cocaína são apreendidas tanque de caminhão na BR-262

A droga estava escondida no tanque de combustível de um caminhão

Brasil

Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista

Ministro ainda votou pela condenação de Mauro Cid

Cotidiano

Onça é vista nas proximidades de escola na zona rural de Corumbá

A escola não possuí grades, cercas ou muros