Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), os católicos celebrarão o Domingo de Ramos de uma forma atípica: de casa. O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está ornamentada com ramos de para lembrar, segundo os católicos, a forma como Jesus foi saudado quando chegou a Jerusalém  para seu calvário.

Padre Reginaldo Padilha, missionário redentorista, pede aos fiéis que repitam o gesto em casa. “Vamos, no Domingo de Ramos, distribuir um ramo para familiar em sua casa ou pendurar nas janelas das nossas casas enquanto cantaremos “Hosana Filho de Davi, e juntos celebrar  em família”, disse.

A Arquidiocese de , também orienta em tempos de covid-19  para que os católicos acompanhe a transmissão das celebrações da Semana Santa, e cada família prepare em sua casa um pequeno altar, tendo em destaque a Bíblia Sagrada, uma vela e as imagens dos santos de sua devoção.

FIque em casa

Neste ano, a Arquidiocese de Campo Grande propôs que os fiéis adquiram seus ramos, assistam à celebração através da rádio, televisão ou internet e coloquem ramos frente de suas residências.

De acordo com a Arquidiocese, seguindo as orientações das autoridades da saúde, neste ano não haverá a procissão de ramos. Ao invés disso, a orientação é que os católicos fiquem em casa, realizem suas orações e acompanhem a celebração e bênção dos ramos de suas residências

Pedido esse que pode ser visto em frente algumas casas na Capital, e nas redes sociais dos fieis, como é o caso da Paróquia Santuário São Judas Tadeu que publicou diversas imagens dos ramos ornados em portas, portões e janelas.

Transmissões das celebrações de Domingo de Ramos

Com igrejas fechadas, católicos acompanham missa do Domingo de Ramos pela TV ou pela internet
No Santuário São Judas Tadeu na noite de sábado (04), aconteceu a benção dos ramos, a missa no Domingo será transmitida as 19:30 horas. (Foto Reprodução Facebook)

Como as celebrações com a presença dos fiéis estão suspensas, as igrejas estão convidando para participação das celebrações online, confira os horários:

09 Horas – TV Imaculada e no ( https://www.facebook.com/arqcgr/)
Missa com Bispo Dom Dimas Lara Barbosa transmitida da Igreja Catedral Santo Antonio

09 Horas e 18 Horas – Santuário Nossa Senhora da Abadia celebra em suas redes sociais, (facebook.com/santuariodabadiacg)  e no (instagram.com/santuariodaabadiacg)

10 Horas – Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro irá transmitir no Facebook do Santuário (https://www.facebook.com/Santuario.Perpetuo.Socorro.MS/) e no
Site www.perpetuosocorroms.com.br

19:30 Horas – Paroquia Santuário São Judas Tadeu realiza a transmissão pela página no facebook (https://www.facebook.com/santuariosaojudastadeu.ms/)

Mensagem do Vaticano

Com igrejas fechadas, católicos acompanham missa do Domingo de Ramos pela TV ou pela internet
No drama da pandemia, pedir a graça de viver para servir. Palavras do na homilia da missa neste Domingo de Ramos, celebrada na Basílica de São Pedro. (Foto Vatican News)

O papa Francisco enviou nesta sexta-feira (3) uma mensagem em vídeo por ocasião da inédita Semana Santa sem fiéis, na qual afirmou que mantém a “esperança de um tempo melhor”, após o fim da pandemia do novo coronavírus. As informações são da AFP.

“Será uma Semana Santa incomum, mas no silêncio de nossas cidades, ressoará o Evangelho da Páscoa”, afirmou o papa na mensagem em vídeo, divulgada às 20H00 locais, o horário dos boletins informativos, com legendas em seis idiomas (francês, inglês, alemão, espanhol e português).

“Obrigado por me deixarem entrar em vossas casas”, iniciou o pontífice, que presidirá a cerimônia do domingo de Ramos em uma basílica de São Pedro vazia, sem fiéis ou procissões.

“Levo todas as famílias no meu coração, especialmente as que têm algum ente querido enfermo ou às que infelizmente estão em luto pelo coronavírus ou outras causas”, afirmou.

“Nestes dias, penso com frequência nas pessoas sozinhas para as quais é mais difícil enfrentar estes momentos. Sobretudo, penso nos idosos, aos quais quero tão bem”, acrescentou.

O papa voltou a elogiar os que “se expõem ao perigo para curar esta pandemia” e lembrou dos que “passam dificuldades econômicas e estão preocupados com o trabalho e o futuro”, diz.

O pontífice argentino reforçou que mantém “a esperança de um tempo melhor, no qual também nós possamos ser melhores, finalmente libertados do mal e desta pandemia”, disse.

“É uma esperança: a esperança não falha; não é uma ilusão, é uma esperança”, explicou.

Em tom paternal, de seu escritório no , o papa falou do “momento difícil para todos, que para muitos é ainda mais difícil”, reforçou.

“O papa sabe e, com estas palavras, quer expressar a todos sua proximidade e seu afeto”, acrescentou.

“Tentemos, se pudermos, aproveitar este tempo da melhor forma possível: sejamos amos generosos; ajudemos quem precisa em nosso entorno; busquemos, preferencialmente por telefone ou redes sociais as pessoas que estão mais sozinhas”, aconselhou.

Francisco vai concelebrar com apenas dois prelados os ritos da primeira Semana Santa (de 5 a 12 de abril) sem fiéis da história moderna.

O papa teve que se adaptar à situação e agora se dirige aos fiéis em vídeo: celebra missa diariamente na pequena capela da residência de santa Marta ou fala da biblioteca privada no Palácio Apostólico, onde recebe poucas pessoas e se mantém sempre à distância.

O Vaticano informou que todos os ritos da Semana Santa serão celebrados na basílica de São Pedro, no altar, com exceção da Via Crúcis da Sexta-feira Santa, que será realizada na esplanada da basílica.