Cerca de 50 pessoas reclamavam de esperar mais de 2 horas na fila de atendimento da agência da Caixa Econômica Federal, da Rua 13 de Julho com Marechal Cândido Mariano, na área central de Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (30), dia de recebimento da primeira parcela do 13º salário. Além da demora, clientes acabavam se aglomerando e ‘esquecendo’ do distanciamento social, recomendado para evitar transmissão de coronavírus.
Carla Rondon, 38 anos, auxiliar administrativo, explicou que chegou a ir em outra agência para desbloquear a senha eletrônica do aplicativo do banco, mas foi orientada a voltar na sua agência cadastrada para realizar o procedimento.
“Estou há 1 hora aqui. É um desrespeito com as pessoas, é uma coisa rápida que resolveria em outra agencia”, reclamou.
Na fila que dobrava o quarteirão, Junior de Souza, conta que tentou ir em uma lotérica para sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), sem sucesso, foi obrigado a ir à agência, onde aguardava por 2 horas. Sem nenhuma orientação de funcionários do local, ele complementa:
“Ninguém veio falar nada. É uma falta de respeito. Na propaganda é Bonito, mas chegando aqui é uma humilhação”, disse.

Com o filho de dois anos no colo, Vitória Marques,21, teve de esperar na fila comum, pois não encontrou ou foi orientada sobre a fila preferencial. “Está péssimo, bem negligente”, desabafa a dona de casa que precisava apenas desbloquear o aplicativo Caixa Tem.
Pouco depois da presença da reportagem no local, uma funcionária iniciou a distribuição de senha.
Em nota, a assessoria de imprensa informou que a triagem das filas na região central começa às 7h30, antes da abertura do local às 8h. A recepção qualificada dos clientes é feita durante todo o horário de funcionamento, mantendo sinalização e delimitação dos pisos externos das agências, além disso recepcionistas, vigilantes e empregados da agência como forma de organização.
“O banco permanece realizando ações sistêmicas para melhorar o atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade aos beneficiários. Entre elas, destacamos a implementação de calendários escalonados de saque do Auxílio e do FGTS Emergencial e a abertura de agências em alguns sábados. A CAIXA orienta ao uso do aplicativo CAIXA Tem e aos canais alternativos, loterias e correspondentes bancários, para os clientes que já podem sacar ou transferir o crédito do Auxílio Emergencial ou do Saque Emergencial do FGTS.”
O comunicado ressalta que não é preciso madrugar nas filas e que todas as pessoas que comparecem às agências entre 8h e 13h são atendidas no mesmo dia. “Elas recebem senhas e, mesmo com as unidades fechando às 13h, o atendimento continua até o último cliente”, finaliza.
Material atualizado com acréscimo de informação às 15h20.