A notícia sobre a nova cota para comprar nas fronteiras entre Brasil e Paraguai está gerando otimismo para o comércio na região e preocupação também. Desde o dia 1º deste mês, está valendo a novidade: passou de US$ 300 para US$ 500 a compra por pessoa. A mudança foi assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

“O comerciante daqui está bem feliz e confiante para 2020”, afirma Víctor Hugo Barreto, presidente da Câmara de e Comércio, de . “Esperamos um aumento de, pelo menos, 20% nas compras. Uma família com quatro, cinco pessoas vindo para cá já é o bastante, pois é mais gente. Então vão em busca de produtos caros e com o valor alto dá para comprar muito, com mais segurança”, diz.

Porém, há comerciantes preocupados com a . “Vai depender muito disso [cotação], porque se tiver problemas na cotação, se a moeda continuar alta, não vamos ver mudanças”, alegou uma vendedora, que não quis se identificar, de uma loja de perfumaria da cidade paraguaia.

Essa mudança na cota não acontecia desde 2005, apesar das tentativas dos governos anteriores. De acordo com a regulamentação do nível de compra, os brasileiros só podem se beneficiar da isenção tributária uma vez por mês. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, também elevou o nível nas free shops de aeroportos estrangeiros de 500 para 1.000 dólares.

Para quem escolhe fazer compras na região em busca de menor preço, a notícia é ótima. “Sempre que vou eu compro perfumes, maquiagens, eletrônicos, bebidas. E com essa mudança, ficou ainda melhor! Só espero que o dólar dê uma baixada”, garante Rosane Barbosa. Sempre que pode, a autônoma pega estrada para a fronteira.