A (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), realizou nesta segunda-feira (20), uma reunião para elaborar um plano de biossegurança para contratação de 5 mil indígenas para trabalhar na colheita de maçã da de 2021 em e Santa Catarina.

As atividades acontecem desde 2015 com efetivação de indígenas das etnias guarani-kaiowá e terena do Estado. Porém, com a chegada da pandemia de coronavírus, as contratações para safra deste ano foram suspensas.

Ainda em janeiro, a fundação realizou os cadastros destinados para sete empresas parcerias da região sul do país. As vagas foram interditadas na etapa de atualização dos dados dos trabalhadores cadastrados. As oportunidades serão remanejadas para os mesmos trabalhadores de , Amambai, Miranda, Iguatemi, e Ponta Porã.

O objetivo da reunião foi elaborar protocolos de segurança. “É necessário um plano de trabalho, para respeitar todos os protocolos de segurança, tais como gerenciamento das filas sem aglomerações, distanciamentos, uso de equipamentos adequados, máscaras, álcool”, disse o diretor-presidente da Funtrab, Marcos Derzi.

As empresas pagam um salário-base, com gratificações e benefícios como cesta básica. Além de arcarem com os custos das viagens, transporte e alojamento.