A retomada do aumento de casos de coronavírus (Covid-19) levou o MPMS (Ministério Público Estadual de ) a recomendar nesta quinta-feira (03), que o município de adote mais rigor nas restrições em razão da pandemia. 

A medida, encaminhada ao prefeito Marquinhos Trad (PSD) e ao secretário municipal de saúde José Mauro Pinto de Castro Filho, prevê fim de aglomerações, aumento do toque de recolher e até mesmo regulação da venda de bebidas alcoólicas.

Recomendações

1 – Seja revisto o horário de isolamento domiciliar estabelecido no Decreto nº 14.528, de 25 de novembro de 2020, com ampliação do horário do toque de recolher.

2 – Seja estabelecida a proibição da venda de bebidas alcóolicas durante todo o período do toque de recolher (), analisando a possibilidade de vedar, mesmo fora do período do toque de recolher, o consumo de bebidas alcoólicas no local para os estabelecimentos com permissão de funcionamento.

3) Seja estabelecida a proibição de reuniões com número de pessoas que representem .

4) Seja restringida a lotação máxima dos estabelecimentos comerciais para percentual mais restritivo do que o atualmente em vigor.

5) Seja estabelecida a proibição de festas particulares que representam aglomeração e maior circulação do vírus.

A promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, por meio de nota, afirma que ao acionar a Prefeitura Municipal, levou em consideração medidas de saúde pública apresentadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como: proibição de grandes aglomerações, fechamento de escolas e outras medidas, restrições de transporte público, necessidade de quarentena ou isolamento, justamente para a diminuição da transmissão da doença.

A equipe de reportagem tentou contato com o prefeito Marquinhos Trad para detalhes a respeito da recomendação do MPMS e aguarda retorno. 

COVID em MS

Mato Grosso do Sul já soma 102.236 casos confirmados de Covid-19, com 1.134 novos registros nesta quinta. Ocorreram mais 11 mortes, totalizando 1.804 óbitos causados pela doença, conforme o boletim epidemiológico do novo Coronavírus, apresentado diariamente pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com tal cenário, o estado chega a uma média móvel de 1.006 casos por dia. Esta é a maior média móvel desde o início da pandemia, considerando que o pico foi registrado na semana 35ª epidemiológica, com 6.135 casos, ou seja, média de 876 casos por dia na semana de pico.

As novas mortes foram registradas em Campo Grande (9), Dourados (1) e Jardim (1). A SES também destacou que MS já contabiliza um total de 388.424 casos notificados, dos quais 277.533 foram descartados. Há 2.415 testes em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e 6.240 casos sem encerramento pelos municípios.