Para conter pandemia, MP pressiona prefeitura a proibir festas, álcool e reuniões em Campo Grande
A retomada do aumento de casos de coronavírus (Covid-19) levou o MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) a recomendar nesta quinta-feira (03), que o município de Campo Grande adote mais rigor nas restrições em razão da pandemia. A medida, encaminhada ao prefeito Marquinhos Trad (PSD) e ao secretário municipal de saúde José […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A retomada do aumento de casos de coronavírus (Covid-19) levou o MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) a recomendar nesta quinta-feira (03), que o município de Campo Grande adote mais rigor nas restrições em razão da pandemia.
A medida, encaminhada ao prefeito Marquinhos Trad (PSD) e ao secretário municipal de saúde José Mauro Pinto de Castro Filho, prevê fim de aglomerações, aumento do toque de recolher e até mesmo regulação da venda de bebidas alcoólicas.
Recomendações
1 – Seja revisto o horário de isolamento domiciliar estabelecido no Decreto nº 14.528, de 25 de novembro de 2020, com ampliação do horário do toque de recolher.
2 – Seja estabelecida a proibição da venda de bebidas alcóolicas durante todo o período do toque de recolher (Lei Seca), analisando a possibilidade de vedar, mesmo fora do período do toque de recolher, o consumo de bebidas alcoólicas no local para os estabelecimentos com permissão de funcionamento.
3) Seja estabelecida a proibição de reuniões com número de pessoas que representem aglomeração.
4) Seja restringida a lotação máxima dos estabelecimentos comerciais para percentual mais restritivo do que o atualmente em vigor.
5) Seja estabelecida a proibição de festas particulares que representam aglomeração e maior circulação do vírus.
A promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, por meio de nota, afirma que ao acionar a Prefeitura Municipal, levou em consideração medidas de saúde pública apresentadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como: proibição de grandes aglomerações, fechamento de escolas e outras medidas, restrições de transporte público, necessidade de quarentena ou isolamento, justamente para a diminuição da transmissão da doença.
A equipe de reportagem tentou contato com o prefeito Marquinhos Trad para detalhes a respeito da recomendação do MPMS e aguarda retorno.
COVID em MS
Mato Grosso do Sul já soma 102.236 casos confirmados de Covid-19, com 1.134 novos registros nesta quinta. Ocorreram mais 11 mortes, totalizando 1.804 óbitos causados pela doença, conforme o boletim epidemiológico do novo Coronavírus, apresentado diariamente pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Com tal cenário, o estado chega a uma média móvel de 1.006 casos por dia. Esta é a maior média móvel desde o início da pandemia, considerando que o pico foi registrado na semana 35ª epidemiológica, com 6.135 casos, ou seja, média de 876 casos por dia na semana de pico.
As novas mortes foram registradas em Campo Grande (9), Dourados (1) e Jardim (1). A SES também destacou que MS já contabiliza um total de 388.424 casos notificados, dos quais 277.533 foram descartados. Há 2.415 testes em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e 6.240 casos sem encerramento pelos municípios.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Técnico do Vasco é demitido a três jogos do final do Brasileirão
Demissão veio logo após derrota para o Corinthians, em São Paulo
Homem morre após sofrer descarga elétrica e queda quando realizava serviço na Capital
Vítima estava internada desde ontem (23), quando ocorreu o acidente
Emoção até o final da rodada! Mais três times da Série B garantem vaga no Brasileirão 2025
Santos, Mirassol, Sport e Ceará conquistaram vaga e farão parte da elite do futebol brasileiro
Funcionário de Condomínio sofre marteladas na cabeça por causa de demora na abertura do portão
Morador ficou irritado e acertou dois golpes de martelo na cabeça da vítima
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.