A chapa 2, composta pelo atual reitor da ( Federal de Mato Grosso do Sul) e vice, Marcelo Turine e Camila Ítavo, foi a mais votada para a lista tríplice da gestão do quadriênio 2020-2024, somando 42,44% dos votos. De forma totalmente online, a consulta foi realizada ontem (17), das 8h às 21h, com 7.903 votos de professores, acadêmicos e técnicos administrativos.

Completam a lista as chapas 3, dos professores Lincoln Oliveira e José Antônio Menoni, e chapa 1, de Elizabeth Maria Azevedo e Lucilene Machado Garcia. Ao todo foram 5.339 votos válidos de alunos, 1.344 de professores e 1.220 de técnicos administrativos, além de 149 votos em branco e 177 nulos.

Presidente da Comissão Executiva Central, o professor Henrique Mongelli explica que as urnas ficaram lacradas sob a guarda da Polícia Federal. “No local da apuração estiveram um perito e um agente da Polícia Federal, além de um observador do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MS), remotamente”.

O professor ainda explica que foram registradas apenas três irregularidades. “Elas foram devidamente corrigidas e não comprometeram a segurança do sistema de votação, que nos mostrou rapidamente o resultado dessa consulta tão importante para a UFMS”, afirma.

O voto era secreto, em apenas uma chapa e não obrigatório. Devido a pandemia da , o processo foi online e realizado pelo Sistema de Votação Eletrônica. A apuração dos votos foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS no Youtube. O resultado ainda precisa ser homologado pelo Colégio Eleitoral. A lista dos nomes para os cargos de reitor e vice deve ser encaminhada ao Ministério da Educação em até 60 dias antes do final do mandato atual.