Os moradores do Bairro Chácara dos Poderes denunciam ‘drenagem fantasma' do empreendimento Riviera Home Club, que está sendo construído pela Plaenge, e estranham a falta do sistema de drenagem e de bocas-de-lobos em algumas ruas do . A associação de moradores estuda cobrar a execução da obra como consta na planta ao Ministério Público, por temer alagamentos na região.

A preocupação não é só dos moradores da região, mas também de clientes que compraram o imóvel. Na época de chuvas, as ruas como a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, Barra Bonita, acabam ficando alagadas e prejudicando as saídas de veículos.

Um dos clientes, que prefere não se identificar, se preocupa com a questão da drenagem no local. “Me lembro quando fizeram o asfalto da faculdade próxima, que é bem menor e mais plano, e na primeira chuva grande, fez um estrago enorme lá pra baixo. Eu fico imaginando quando começarem as chuvas de verão. Vai explodir [o asfalto]”.

“É mais um descaso com o Córrego Pedregulho. É para onde as águas vão acabar descendo”, reclamou um deles. “Todo projeto deveria ter drenagem, mas a realidade não é o que deveria, é o que é. Vamos acionar a Justiça por respostas”, pontuou.

E a boca-de-lobo?

A Plaenge explicou à reportagem que a preocupação dos clientes não é necessária, já que as obras já estão feitas. Mas não informou porque as bocas-de-lobo não estão no local, que deverá ter asfalto remendado para a instalação, outra preocupação dos clientes.

Segundo a empresa, o sistema de drenagem nas ruas está incluído de acordo com o projeto e foi aprovado pelo órgão competente. A empresa ressalta que foram feitas 2.166 metros de dutos de drenagem, poços de visita e sistema de dissipador de energia.

Sobre as bocas-de-lobo nas Avenidas Desembargador Leão Neto do Carmo, Barra Bonita e Cruz de Lorena, a Plaenge confirma que será uma ‘fase sequente das obras'.

No entendimento da Plaenge, não precisará ser feito a quebra do asfalto para possível reparação ou acréscimo de dutos, ou bocas-de-lobo. Segundo a empresa, as obras subterrâneas já foram executadas e isso não interfere nas novas fases do cronograma.

“As obras em realização, quando finalizadas, acrescentarão benefícios à região com pavimentação, , arborização interior, nos arredores do e captação das águas pluviais nas vias pavimentadas garantindo melhores condições aos moradores e vizinhos ao empreendimento, além de valorização imobiliária do entorno”, disse.

Para facilitar o entendimento dos moradores da região e também dos clientes, a Plaenge realizou uma reunião virtual na tarde desta terça-feira (30) com alguns representantes da comunidade para explicar as informações sobre as fases das obras que estão sendo feitas para o novo empreendimento.