O Brasil registrou, nesta segunda-feira, 26, a média móvel diária de 461 óbitos pela . A média móvel registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de . Nas últimas 24 horas, houve 288 novos registros de mortes e 17.791 novos casos no País.

Ao todo são 5.411.550 pessoas contaminadas e 157.451 mortos por , segundo dados do consórcio dos veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, e feito em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde. O balanço do Ministério da Saúde mostra que há 4.865.930 brasileiros recuperados da doença e outros 386.527 que seguem em acompanhamento.

O Brasil é o segundo país com mais mortos, atrás apenas dos . No total de infectados, de acordo com a Universidade Johns Hopkins (EUA), fica atrás dos Estados Unidos e da Índia.

Parceria

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.