Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bancos são multados em R$ 1,3 milhão por demora na fila; Confira os mais notificados em MS

Descubra quais são os bancos que receberam as maiores multas do Procon-MS; a principal reclamação foi demora excessiva nas filas de bancos
Arquivo -

Uma das reclamações mais recorrentes no Procon-MS é o tempo excessivo de espera em filas de bancos. A situação se agravou com a , que exige o distanciamento entre clientes e faz com que eles precisem, muitas vezes, esperar por sua vez, do lado de fora da agência. Assim, de março a setembro, 19 instituições financeiras receberam multas que chegam a R$ 1,3 milhão em Mato Grosso do Sul.

Conforme o Procon-MS, foram expedidas 145 notificações, que resultaram nas multas. Também constam infrações relacionadas ao descumprimento à legislação estadual que determina atendimento prioritário a gestantes, nutrizes, idosos, pessoas com necessidades especiais e portadores de autismo.

Bancos campeões de multa:
  1. Caixa Econômica Federal – R$ 317.495,61 (29 ocorrências)
  2. Santander – R$ 256.237,30 (26 ocorrências)
  3. Bradesco – R$ 229.113,80 (23 ocorrências)
  4. e BMG – ambos com 18 ocorrências
  5. Itaú – 6 ocorrências
  6. Panamericano e Sicredi – 4 ocorrências

Então, além destes, outros 11 bancos, apesar  de cometerem número menor de infrações, também foram notificados e multados.

Por fim, para as 19 redes bancárias que tiveram ao todo 145 representantes notificados, foram arbitradas multas que atingem o montante de  R$ 1.357.610,91. Esse valor será recolhido ao Fundo Estadual de Defesa do .

O que a lei diz

De acordo com a legislação estadual (Lei nº 2.085/2000), as instituições bancárias e financeiras que operam em Mato Grosso do Sul são obrigadas a prestar o atendimento à população no espaço de tempo máximo de 15 minutos. A lei também exige que os bancos forneçam ao cliente uma senha com o registro eletrônico do horário de sua entrada e saída do estabelecimento.

Em , existe também a Lei municipal nº 4303/2005 que considera tempo razoável para atendimento a espera de até 20 minutos nos dias de pagamento a servidores públicos, de vencimento de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos. Nas vésperas de feriados prolongados, esse tempo de atendimento é de até 25 minutos. Em dias normais, o tempo de espera deve ser de até 15 minutos, conforme a Lei Estadual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Líder de grupo preso em operação participou de execução de rapaz com 15 tiros em Campo Grande 

Governo de MS suplementa R$ 8,2 milhões para Agesul

Em MS, Rick e Renner realizam último sonho de fã 6 dias antes dela morrer

Servidores do MPMS no interior vão acumular inquéritos de violência doméstica na Capital

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

prefeita adriane moreninhas

Adriane Lopes participa de audiência pública sobre escolas municipais

Últimas Notícias

Variedades

Levou pra passear? No RJ, homens são flagrados carregando porco vivo em uma moto

Em um flagra inusitado, o porco aparece sobre o colo da pessoa que está na garupa de uma moto; veja o vídeo

MidiaMAIS

Após ‘turnê’ por Mato Grosso do Sul, pastor mirim lamenta deixar o estado: ‘já com saudade’

Missionário afirmou que não queria ir embora e agradeceu pelos dias "abençoados" no Estado

Cotidiano

Justiça de Dourados absolve homem acusado de discriminação religiosa contra a filha

Sentença foi proferida pelo juiz Marcel Goulart Vieira, da 2ª Vara Criminal

Política

Riedel participa de solenidade da PMMS e entrega de ambulâncias

Agendas públicas são realizadas em Campo Grande