Percebeu alguma mudança na coleta de lixo durante a quarentena? Atrasos de até três horas, causados pela divisão de horários de saída dos coletores, e funcionários com EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) estão entre algumas das medidas tomadas pela Solurb.

A empresa fez divisões dos horários de saída para evitar aglomerações de funcionários dentro da empresa, além disso os uniformes e caminhões passam por higienização três vezes ao dia. Segundo a Solurb, durante o período da pandemia, os trabalhadores recebem transporte exclusivo entre o trajeto de casa até o trabalho, e vice-versa.

Seguindo orientações dos decretos municipais, a empresa suspendeu alguns serviços durante o período da pandemia. Por enquanto estão suspensas as coletas seletivas, varrições, capinamentos, pinturas de meio-fio, raspagens e roçadas.

Os funcionários que estão em algum dos grupos de risco, segundo a classificação do Ministério da Saúde, como idosos e pessoas com comorbidades, foram dispensados. Do total de funcionários da Solurb, estes representam 5% do efetivo da empresa.

Para ajudar os trabalhadores que coletam o lixo das casas, os cidadãos podem tomar medidas simples. Durante a coleta, alguns dos caminhões divulgam um áudio com recomendações que devem ser seguidas pela população.

É indicado que mesmo sem a coleta seletiva, seja mantido o hábito de separação dos resíduos recicláveis dos orgânicos. Por questões sanitárias e de segurança, a Solurb lembra que pouco mais da metade da capacidade de cada saco de lixo devem ser utilizando, para que o nó não desamarre durante a coleta.